Igor Queiroz celebra título do Pan-americano Júnior (UWW)

Igor Queiroz é ouro, Rhian prata e Brasil garante 4 vagas nos Jogos Pan Júnior

O wrestling brasileiro conquistou duas medalhas e quatro vagas para os Jogos Pan-americanos Júnior  nesta quinta-feira (10/6), segundo dia do Pan-americano Cadete e Júnior, em Oaxtepec, México. Igor Queiroz fez o hino brasileiro tocar ao conquistar a medalha de ouro na divisão 97kg do estilo greco-romano na categoria Júnior. Rhian Engel levou a medalha de prata na categoria 110kg do estilo livre masculino entre os Cadetes. Ainda entre os juniores, Assíria Silva e Poyanna Araújo terminaram em quinto lugar nas categorias 53kg e 50kg respectivamente. Marcos Silva fechou em sétimo lugar na categoria 130kg do estilo greco-romano. Igor, Assíria, Polyanna e Marcos terminaram entre os oito primeiro colocados em sua divisão de peso e vão representar o Brasil na primeira edição dos Jogos Pan-americanos Júnior, em Cali, na Colômbia. Eduardo Trovão fechou a participação nacional no dia em quarto lugar na divisão 80kg do estilo livre masculino entre os Cadetes.

A equipe nacional volta ao tapete de lutas nesta sexta-feira,  11/6, dia exclusivo do estilo livre feminino. Na categoria Júnior  lutam  Lislly Lima 57kg; Meiriele Hora 62kg; Thaissa Ribeiro 68kg e Ana Júlia dos Santos 76kg. Na categoria Cadete competem Adrianny Caetano 49kg; Mayara Ramos 57kg e Juliana Neper 65kg. As eliminatórias começam às 11h e as finais às 18h30. Para assistir ao vivo clique aqui

JUNIORES

Categoria 97kg – Ouro de Igor Queiroz e vaga nos Jogos Pan-americanos Júnior
Igor Queiroz demonstrou o porquê de ser medalhista na divisão sênior, mesmo com idade de atleta júnior. Na estreia, o mato-grossense venceu por superioridade técnica (9 a 0) o colombiano Santiago Osório. Na semifinal, Igor lutou contra o cubano Liober Hechavarria. O lutador nacional abriu vantagem com uma projeção de quatro pontos que arrancou aplausos dos presentes. Na queda, o brasileiro deslocou um dos dedos da mão direita. O fisioterapeuta da delegação brasileira Diego Lima entrou em ação, recolocou o dedo no lugar e fez um proteção. Igor voltou para o combate,  defendeu bem no par terre e já no segundo round conseguiu ir para as costas do cubano, marcar 6 a 3 e garantir um lugar na final.

No combate pelo ouro, Igor enfrentou o mexicano Daniel Perez. A torcida da casa bem que tentou, mas Igor dominou a luta decisiva do início ao fim. O brasileiro aproveitou um par terre a favor e emendou uma sequência de roulé para abrir 7 a 0. No segundo round, o cuiabano que luta pelo estado do Ceará conseguiu defender o par terre contra e ainda tirar o adversário do tapete para marcar 8 a 1 e fazer o hino nacional tocar no México.

Categoria 130 kg – Marcos Silva conquista vaga para os Jogos Pan
O paraibano Marcos estreou com um revés diante do norte-americano Peter Christensen, que o bateu por superioridade técnica dentro do grupo B da categoria. Na luta seguinte, o lutador nacional conseguiu vencer por touche o panamenho Juan Torres e foi decidir a vaga na próxima fase contra o mexicano Beder Martinez. Marcos foi batido por superioridade técnica e no critério de desempate ficou de fora da semifinal e das disputas por medalhas. Porém, a sexta colocação classificou o brasileiro para os Jogos Pan-americanos de Cali em novembro na Colômbia.

Categoria 50kg – Polyanna, 5º lugar e vaga em Cali
A amazonense estreou com vitória sobre a porto-riquenha Shammika Diaz. A lutadora abriu vantagem de 4 a 0 ao aplicar um bombeiro  sobre a oponente. Mesmo com a diferença de altura, Polyanna conseguiu conter o ímpeto de Dias e se manter na liderança do placar para fechar em 14 a 8. Na segunda luta, a brasileira não conseguiu superar a defesa da equatoriana Lucia Guzman, foi batida por superioridade técnica (10 a 0) e seguiu para disputa do bronze. Polyanna travou uma verdadeira batalha contra a peruana Gloria Vilcapoma. Ambas deixaram o máximo no tapete, até Gloria conseguir passar a frente e encostar a brasileira para ficar com o bronze. O quinto lugar garantiu Polyanna nos Jogos Pan-americanos Júnior 2021 da Colômbia.

Categoria 53kg – Assíria, 5º lugar e garantida na Colômbia
A atleta do Mato Grosso do Sul, Assíria Silva, teve uma estreia de reviravoltas. A brasileira por pouco não foi encostada pela chilena Javiera Bermudez. Depois de conseguir se livrar da posição de perigo, Assíria inverteu a posição, submeteu as costas da oponente no solo e venceu por touche. Na semifinal, a lutadora nacional não resistiu ao ataque da norte-americana Jaslynn Gallegos e foi encostada. Na luta pela medalha de bronze, Assíria enfrentou a mexicana Zeltzin Guerra. A anfitriã apresentou maior volume de luta e ficou com o terceiro lugar ao vencer por 13 a 2. O quinto lugar garantiu Assíria nos Jogos Pan-americanos Júnior de 2021 na Colômbia.

CADETES
Categoria 110kg – Rhian Engel é prata
A categoria foi disputada no sistema todos contra todos. O paulista Rhian estreou com um revés diante do norte-americano James Mullen III por superioridade técnica (0 a 1o). Na disputa pela medalha de prata Rhian venceu o mexicano Angel navarro por encostamento e ficou com a segunda colocação no torneio.

Categoria 80kg – Eduardo Trovão
O amazonense estreou com um revés diante do norte-americano Ryder Rogotzke. Trovão buscou a luta, mas acabou batido por superioridade técnica (1 a 11). No segundo combate, Trovão sofreu novo revés diante do peruano Alexander Gomez, 9 a 4. Já na luta pela medalha de bronze, o lutador nacional enfrentou o mexicano Miguel Gomez. Os dois trocaram pontos e se alternaram na liderança do placar. Restando 5 segundos Gomez conseguiu marcar 9 a 8, o córner brasileiro pediu o Challenge,  mas a árbitra manteve a pontuação e o mexicano fez 10 a 8 e  Trovão não teve tempo para reagir. O lutador fechou o torneio em quarto lugar.