Igor celebra vitória nos Jogos Pan Júnior (Washington Alves /COB)

Igor Queiroz é ouro nos Jogos Pan Júnior e Brasil garante primeira vaga nos Jogos de Santiago

O wrestling brasileiro conquistou a primeira medalha nos Jogos Pan-americano Júnior de Cali, na Colômbia, nesta quarta-feira, primeiro dia de competições da modalidade. Igor Queiroz conquistou a medalha de ouro na categoria 97kg do estilo greco-romano ao vencer por 3 a 1 o cubano Llober Echeverria em uma final que vai entrar para história pelo desfecho surpreendente. Com a medalha de ouro, Igor assegurou a vaga para o Brasil nos Jogos Pan-americano de Santiago 2023, no Chile, na divisão de peso. A equipe nacional ainda foi representada por Marcos Paulo Silva, categoria 130kg, que não avançou na chave e terminou em 7º lugar.

A caminhada para o título de Igor começou com uma vitória por touche o colombiano Santiago Echeverri, ainda no primeiro round. No segundo combate, mais uma vitória sem sofrer pontos. Uma roulé seguido de outro até o marcador apontar 8 a 0 e a vitória por superioridade técnica. Na final o combate mais difícil contra o cubano Llober Echevarria, a quem Igor já tinha vencido no Pan-americano de wrestling este ano. O confronto estava empatado até o fim quando Llober começou a comemorar e simplesmente abandonou a luta. Mas ainda restavam 3 segundos no cronômetro. Igor partiu para cima, conseguiu a queda e venceu por 3 x 1 com um golpe no último segundo. Choro do cubano e muita vibração brasileira.

 Marcos Paulo Silva também competiu nesta quarta-feira. O paraibano da categoria 130kg caiu diante do norte-americano Elli Pannel na luta de estreia por 7 a 1. Pannel foi eliminado na sequência e impediu Marcos de retornar para repescagem. Nesta quinta-feira, é a estreia do estilo livre feminino com Polyanna Araújo 50kg e Assíria Silva 53kg. As lutas começam às 12h e as finais às 18h30.