Heloísa, o treinador Felipe Macedo, e o atleta Igor Queiroz representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018

Igor Queiroz e Heloísa Martinez iniciam reta final de preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude

A dupla de atletas Heloísa Martinez e Igor Queiroz inicia nesta quinta-feira a reta final de preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude 2018, em Buenos Aires. Os lutadores embarcam para o México onde treinam  de 7 a 27 de setembro, em duas cidades  no país da América Central. Depois de passarem um período na Guatemala treinando com a equipe cubana, Igor do estilo greco-romano até 92kg e Heloísa do wrestling feminino, além de treinar vão disputar torneios preparatórios como explica o coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Wrestling, Flavio Cabral, que acompanha os atletas durante os treinamentos.

“Na primeira parte da preparação vamos para Tabasco, onde os atletas disputam dois torneios preparatórios para ganhar ritmo de luta. Na sequência seguimos para Jalisco, onde vamos dar continuidade aos treinos de preparação. Para edição dos Jogos Olímpicos de Nanquim em 2014, tivemos uma ótima experiência em Jalisco e o período foi fundamental para que Calebe Correa e Rafael Crystello Filho conseguissem a classificação. Tenho certeza que o trabalho seja proveitoso novamente”, disse Flavio.

Quando retornarem ao Brasil, os atletas nacionais seguem para o hotel do Time Brasil e participam do período de camping do Time Brasil na Arena 2 do Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Eles permanecem na Cidade Maravilhosa e seguem para a Argentina, onde buscam a primeira medalha nacional da modalidade no torneio. Igor Queiroz luta no dia 12 de outubro, primeiro dedicado ao wrestling nos Jogos. No dia seguinte, Heloísa Martinez entra em ação na divisão até 48kg do wrestling feminino.

No torneio os atletas estarão divididos em dois grupos de cinco atletas. Nas eliminatórias, os atletas lutam dentro do grupo e os dois primeiros colocados de cada grupo. Os primeiros colocados de cada grupo decidem a medalha de ouro. Já os segundo melhores decidem o único bronze do torneio. Esta é a terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude. Na primeira edição em Cingapura, o wrestling nacional não teve representantes. Já na segunda, Rafael Crystello Filho no estilo livre e Calebe Correa no estilo greco-romano terminaram em sexto lugar nas categorias até 100kg e 60kg, respectivamente.

Confira a programação dos brasileiros nos Jogos Olímpicos da Juventude.

Igor Queiroz – estilo greco-romano até 92kg
Lutas no dia 12 de outubro: eliminatórias às 10h e finais às 17h

Heloísa Martinez – wrestling feminino até 48kg
Lutas no dia 13 de outubro: eliminatórias às 10h e finais às 17h