Heróis dos Jogos Pan: Antenor da Silva, o Baianinho

antenor_da_silva_baianinho.jpegEnquanto a família da Luta Olímpica aguarda a estreia dos atletas brasileiros nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015, dia 16 de julho,  o site oficial da Confederação Brasileira de Lutas Associadas começa a partir desta terça-feira uma série especial intitulada“Heróis dos Jogos Pan” onde os medalhistas da Luta Olímpica brasileira em Jogos Pan-americanos são homenageados e relembram suas conquistas. A série “Heróis dos Jogos Pan” começa com uma homenagem a Antenor da Silva,o Baianinho, primeiro medalhista da Luta Olímpica nacional com uma prata nos Jogos Pan-americanos,em Buenos Aires, 1951, a primeira edição da história.
Antenor era um dos alunos de Euclydes  Hatem,o Mestre Tatu, e integrante de uma equipe que utilizava as técnicas aprendidas em diversos tipos de luta. Uma delas, era o  catch as can, uma das artes que influenciaram o estilo livre masculino. E foi no estilo livre da Luta Olímpica que Antenor participou e conquistou a medalha de prata na categoria até 90kg e entrou para história do desporto brasileiro.

De acordo com os registros da United World Wrestling, entidade máxima da Luta Olímpica no mundo, três atletas se inscreveram na competição em 1951: o americano Donald Mc Cann, que ficou com a medalha de bronze; o brasileiro Antenor da Silva, medalha de prata e o argentino Ulisses Martorella, medalha de ouro. Como não havia um órgão responsável pela Luta Olímpica, a equipe que representou o Brasil teve que se filiar à Confederação Brasileira de Pugilismo para poder participar dos Jogos Pan-americanos. O esporte permaneceu como um setor dentro da Confederação Brasileira de Pugilismo até os anos 80, quando enfim passou a ter sua própria Confederação. Depois dos Jogos, Antenor da Silva, o Baianinho, passou a se dedicar à luta livre esportiva também conhecida como submission e ao Catch.

Nesta quarta-feira, Roberto Leitão, ex-atleta, treinador e atual superintendente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas relembra a conquista que recolocou a Luta Olímpica brasileira no pódio dos Jogos Pan-americanos, trinta e seis anos ou  nove edições depois da primeira medalha brasileira nos Jogos. Não perca!

antenor_da_silva_baianinho (1)

Antenor da Silva, último da esquerda para direita, foi o primeiro medalhista em Jogos Pan-americanos (Reprodução da Internet/Catch Wrestling Brasil)