Guillherme celebra título dos Jogos Escolares 2019 (Gaspar Nóbrega/COB)

Guilherme Porto é eleito o melhor atleta dos Jogos Escolares 2019 de 15 a 17 anos

Após duas semanas de competições em Blumenau (SC), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta quinta-feira, 5 de dezembro, os melhores atletas da edição 2019 dos Jogos Escolares da Juventude. O mato-grossense Guilherme Porto foi um dos escolhidos na faixa etária de 15 a 17 anos e vai receber o prêmio no dia 10 de dezembro, em cerimônia realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

“Sonhei em fechar o último ano dos Jogos Escolares com o título, mas receber o que todos chamam de Oscar do esporte brasileiro é uma alegria muito grande. Contei para os meus pais, meus avós e está todo mundo rindo à toa. Vejo que as coisas acontecem no tempo certo e estou muito feliz com essa conquista. Ainda não estou acreditando que vou participar dessa cerimônia. Acho que a ficha só vai cair quando receber o troféu”, afirmou Guilherme.

Guilherme Porto fez uma campanha irretocável em Santa Catarina, conquistando a medalha de ouro nos estilos livre e greco-romano (categoria até 69kg). O aluno da Escola Estadual Padre Ernesto Camilo Barreto, de Cuiabá, que havia sido vice-campeão dos Jogos Escolares entre 2015 e 2018, já representou o Time Brasil nos Jogos Sul-americanos da Juventude Santiago 2017, quando também voltou da competição com o título.

A etapa nacional dos Jogos Escolares reuniu este ano 4.998 atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Entre os atletas de 12 a 14 anos, os vencedores sãoa pernambucana Pamela Nievilly (atletismo) e o piauiense Klerton Zaidan (badminton). Já na categoria de 15 a 17 anos além de Guilherme, a eleita foi a catarinense Maria Luíza Elói (vôlei).

*** Com informações do Comitê Olímpico do Brasil