Ismael Borrero supera o egípcio Elsayed (Martin Gabor/UWW)

Grequistas conhecem primeiros classificados para Tóquio 2020

O segundo dia do Campeonato Mundial de Wrestling 2019, primeiro das categorias olímpicas, definiu 12 classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Na manhã desta segunda, os lutadores voltam ao tapete para definir os vencedores da repescagem que também garantem vaga nos jogos e os medalhistas de cada categoria. O Brasil volta ao tapete nesta segunda-feira, terceiro dia do torneio com Marat Garipov a partir das 2h na categoria até 60kg. Garipov estreia contra o lutador local Mirambek Ainagulov.

Confira abaixo quais atletas se classificaram em suas respectivas categorias no dia 2 do Mundial 2019. Todas as lutas podem acompanhadas ao vivo pelo site oficial da United World Wrestling e as finais no canal por assinatura SPORTV 3

Categoria até 67kg – Cuba, Rússia, Dinamarca e Egito classificados
O campeão olímpico e dos Jogos Pan-americanos Ismael Borrero, de Cuba, abriu caminho na chave ao vencer o iraniano Hamed Tab por superioridade técnica (9 a 0) na estreia e repetir o placar contra o romeno Mihai Mihut na segunda rodada das eliminatórias. Nas oitavas, Ismael derrotou o tricampeão mundial Frank Stiebler, da Alemanha por 11 a 0 e arrancou aplausos das arquibancadas. Na luta que garantiu o atleta em Tóquio, o cubano fez 3 a 1 sobre o sul-coreano Hansu Ryu. Em seguida, Ismael conseguiu vaga na final ao fazer 6 a 2 sobre o egípcio Mohamed Elsayed. Do outro lado da chave, o russo Artem Surkov bateu um a um seus oponentes. Na estreia, vitória por touche sobre Yan-Kai Chen, de Taipei. Nas oitavas, Surkov fez 9 a 0 sobre o suíço Andreas Vetsch. Já na quartas, a vitória do russo sobre o sérvio Mate Nemes foi por apenas 2 a 1. Na semifinal, Surkov venceu por touche o dinamarquês Fredrik Bjerrehuus e garantiu os tradicionais russos em Tóquio na divisão de peso. Mohamed Elsayed e Fredrik Bjerrehuus também classificaram seus respectivos países e os vencedores da repescagem definidos nesta segunda completam a lista de classificados.

Categoria até 87kg – Ucrânia, Hungria, Alemanha e Uzbequistão classificados
Zhan Beleniuk e Victor Lorincz, representantes da Ucrânia e da Hungria, respectivamente vão disputar o título mundial da categoria. Beleniuk garantiu vaga na final e em Tóquio ao vencer cinco lutas. Na estreia, Beleniuk triunfou sobre o mexicano Alfonso Yepez por 5 a 1. Nas quartas, o ucraniano passou por Mikalai Stadub, de Belarus, por 3 a 1 e a vaga na final veio com 2 a 1 sobre o alemão Denis Kudla. Do outro lado da chave, Lorincz estreou com vitória sobre Shyhazberdi Ovelekov, do Turcomenistão, por superioridade técnica (9 a 0). Nas oitavas, o húngaro fez 8 a 1 sobre Atabek Azisbekov, do Quirqguistão, e nas quartas 3 a 1 sobre o chinês Junjie Na. Na semifinal, Lorincz enfrentou uma luta imprevisível até o fim contra o uzbeque Rustam Assakalov no desempate após 1 a 1. O alemão Kudla e Assakalov também garantiram seus países em Tóquio na categoria e nesta segunda os vencedores da repescagem completam o número de seis classificados na divisão de peso.

Categoria até 97kg – Rússia, Armênia, Geórgia e Sérvia classificados
A decisão da categoria até 97kg acontece entre o russa Musa Evloev e o armênio Artur Aleksanyan. Evloev estreou com 4 a 1 sobre o uzbeque Jahongir Turdiev nas eliminatórias. Em seguida, o russo venceu por touche o japonês Yuta Nara nas quartas e o polonês Tadeusz Michalik por superioridade técnica (9 a 0). Na semifinal, Evloev voltou a vencer por superioridade técnica (9 a 0). A vítima da vez foi o sérvio Mihail Kajaia. Na outra chave, o armênio Artur Aleksanyan abriu caminho até a decisão ao vencer Aliaksandr Hrabovik, de Belarus, por 5 a 1 na estreia e em seguida vencer por 10 a 0 o finlandês Matti Kuosmanen. Nas oitavas de final, Aleksanyan fez 4 a 2 sobre o turco Cenk Ildem. Nas quartas, uma luta de tirar o fôlego vencida pela diferença mínima, 4 a 3, sobre o iraniano Mohammadhadi Saravi. A vaga na final foi garantida com um 3 a 1 sobre o georgiano Giorgi Melia.  O sérvio Kajaia e o georgiano Melia também se juntam aos finalistas como classificados para Tóquio e os outros dois representantes saem nesta segunda dos vencedores da repescagem.