Gracyenne Helena sobre o Programa de Carreira do Atleta do COB: “o wrestling me deu mais uma oportunidade de mudar de vida”

A 10ª turma do Programa de Transição de Carreira do Comitê Olímpico do Brasil teve com um dos destaques Gracyenne Helena, medalhista de bronze nos Jogos Sul-Americanos de Santiago e que começa a planejar a transição de carreira, quando decidir parar de competir e pendurar as sapatilhas.

“Tenho o Wrestling como uma oportunidade mudar de vida dentro e fora dos tapetes. O Curso me trouxe a oportunidade de me reconectar ver que posso fazer muito mais, ir muito além do que imaginava. A estrutura do Instituto Olímpico foi exemplar conteúdo e material. Foi orientado pela equipe do coach Arnaldo desde maio e agora no final do curso tive uma equipe de mentoria que ajudou a criar currículo, ensinou como se portar em uma entrevista de emprego. Foi uma experiência enriquecedora”, explicou Gracyenne.

Em um primeiro momento, Gracyenne se interessou pela possibilidade de ser treinadora. Mas o Programa ampliou os horizontes da ainda lutadora. Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela Instituição de Ensino, Estácio, a niteroiense viu uma nova área se abrir. Além disso, uma nova bolsa de estudos foi alcançada, agora de pós-graduação.

“Entrei com a cabeça de ser treinadora, mas no desenrolar do curso gostei muito da parte de gestão esportiva. Pretendo continuar um trabalho de desenvolvimento de gestão e alto rendimento. Estava perdida, sem saber o que faria depois que terminasse de lutar. Não estou mais perdida! Agora sei os caminhos que posso trilhar. Ganhei uma bolsa de pós-graduação em gestão fruto da parceria entre COB e Estácio. Agora é estudar e estudar cada vez mais. O wrestling me deu mais uma oportunidade de mudar de vida”, frisou Gracyenne.

Gracyenne é natural da Comunidade do Cubango em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Começou no judô e decidiu migrar para o Wrestling. Mesmo com a criminalidade latente na região onde morava, trilhou o caminho do esporte, conquistando títulos nacionais, tendo sua principal conquista a medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos 2022. A lutadora se formou em Educação Física com bolsa integral, fruto de uma parceria entre Estácio e a Confederação Brasileira de Wrestling.