Giullia Penalber fez ótima campanha no Mundial 2019 Foto: Alexandre Loureiro/COB

Giullia Penalber luta bem e fica perto da vaga para Tóquio

O wrestling brasileiro ficou perto de conquistar a primeira vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na madrugada desta quarta-feira no Campeonato Mundial de Wrestling 2019, em Nur Sultan, Cazaquistão. Giullia Penalber alcançou as quartas de final na categoria até 57kg e ficou a uma vitória da posição mínima para garantir a vaga nos Jogos. A lutadora venceu dois combates e realizou a melhor campanha de um atleta nacional no campeonato deste ano. Confira como foi o desempenho da brasileira luta a luta.

Giullia estreou contra a uzbeque Nigora Bakurova e logo na primeira ação da luta conseguiu uma queda de quatro de pontos. A partir daí a brasileira aproveitou a vantagem no placar para se defender de todas as investidas da oponente.  Apenas no segundo round, Bakurova conseguiu retirar a brasileira da área permitida e pontuar, mas Giullia seguiu com uma defesa sólida e segurou a vantagem até o fim para vencer por 4 a 1.

Nas oitavas de final, Giullia enfrentou a três vezes medalhista mundial Emere Barka. A carioca repetiu o mesmo movimento da primeira lutar e conquistou uma queda de 2 pontos. Barka reagiu passou para as costas da brasileira e em seguida retirou-a do tapete par virar o placar em 3 a 2 e sair com vantagem para o intervalo. No segundo round, Giullia voltou a dominar o pulso da rival, conseguir mais uma queda e passar a frente do placar novamente 4 a 3. Em desvantagem, Barka tentou o single leg, prontamente defendido por Giullia. A brasileira contra-atacou, conseguiu uma queda de quatro pontos e o touche para garantir vaga nas quartas de finais.

Nas quartas, Giullia enfrentou Jowita Wrzesien, da Polônia. A vitória garantiria um lugar entre as quatro primeiras e a vaga para Tóquio. A lutadora nacional terminou o primeiro round com 2 a 0 no placar depois de conseguiu desequilibrar a rival com perna de direita e provocar uma queda lateral. No segundo round, Jowita voltou agressiva e depois de um single leg conseguiu passar para as costas da brasileira e empatar o placar. A um minuto e meio do fim, a polonesa furou a defesa da brasileira e conseguiu o encostamento para garantir vaga na semifinal e em Tóquio.

Como Jowita perdeu a semifinal para a chinesa Ningning Rong por 6 a 1, Giullia não pôde voltar para repescagem e encerrou sua participação no Mundial sem a chance de lutar por medalhas.