Giullia Penalber estreia em mundiais com 8º lugar e japonesas confirmam favoritismo
No terceiro dia de competições do Campeonato Mundial de Luta Olímpica 2014, em Tashkent, no Uzbequistão, Giullia Penalber conquistou o 8º lugar na categoria até 55kg da luta feminina em sua estreia em campeonatos mundiais. A equipe japonesa foi protagonista do primeiro dia destinado às mulheres, somando duas medalhas de ouro e uma de prata. E seriam três ouros não fosse a alemã Aline Focken, que ganhou a medalha de ouro nos segundos finais contra a nipônica Sara Dosho.
Primeira brasileira a estrear na competição, Giullia Penalber estreou com uma veterana. A brasileira ignorou a torcida para atleta local Sevara Eshmuratova e derrotou a oponente com um encostamento logo no primeiro round. A próxima luta, já nas quartas-de-finais, foi contra a japonesa Chiho Hamada. Guillia buscou a luta o tempo inteiro, forçou a punição da japonesa e terminou o primeiro round vencendo por 1 a 0. No segundo round, Hamada partiu para cima, acabou conseguindo a virada e seguindo rumo a medalha de ouro.
Giullia ainda voltou na repescagem, mas acabou sofrendo um revés diante da polonesa Katarzyna Krawczy. Ao contrário da luta anterior Giullia saiu atrás e teve que se expor, Krawczy aproveitou as oportunidades de contra-ataque e venceu por 9 a 2. No fim, Giullia provou que mesmo sendo menos experiente que as adversárias em competições globais, saltou de promessa nacional para uma das melhores de sua categoria no cenário mundial.
A Luta Olímpica brasileira volta aos tapetes de Tashkent em dose dupla na madrugada desta quinta-feira. Joice Silva, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres e bronze no torneio Kolov e Petrov defende o país na categoria até 58kg, enquanto Aline Silva campeão da etapa de Paris do Golden Grand Prix luta na categoria até 75kg. Confira abaixo, os destaques do terceiro dia do Campeonato Mundial de Luta Olímpica 2014 e primeiro da luta feminina, no Uzbequistão.
Categoria até 48kg
A medalha de ouro não mudou de dona. Eri Tosaka, de apenas 21 anos, repetiu a conquista de 2013 e tornou-se bicampeã mundial. Na final, a japonesa saiu atrás da polonesa Nina Matkowska, mas ainda no primeiro round reverteu o placar e fechou a luta em 10 a 2. Na primeira disputa pelo bronze Mariya Stadnyk, do Azerbaijão, derrotou Alina Vuc da Romênia por superioridade técnica (11 a 0) com apenas 50 segundos de luta e garantiu um terceiro lugar. Foi a primeiro campeonato mundial disputado por Stadnyk, após uma breve parada na carreira para ser mãe. Na outra disputa pelo bronze, a americana Nicole Lampe vencia por 4 a 2 Gyong Kim, da Coreia do Norte, até os segundos finais. Mas Kim empatou o combate em 4 a 4 e levou o bronze pelo critério de desempate.
Categoria até 55kg
As algozes de Giullia Penalber tiveram destinos diferentes na sequência da competição. Na luta pela medalha de ouro, Chiho Hamada protagonizou uma grande virada. A japonesa perdia por 3 a 2 restando apenas 50 segundos e partiu para cima da russa Irina Ologonova. Hamada conseguiu uma projeção, fez 4 a 3, e garantiu a segunda medalha de ouro para o Japão. Já a polonesa Katarzyna Krawczy, que superou Giullia na repescagem, não foi páreo para americana Louise Maroulis. Maroulis venceu por superioridade técnica (10 a 0) e ficou com a medalha de bronze. A outra medalha de bronze ficou com a ucraniana Iryna Khariv que venceu a espanhola Karima Sanchez também por superioridade técnica (11 a 1).
Categoria até 60kg
Yuliya Ratkevich chegou a Tashkent como líder do ranking mundial e saiu vitoriosa no primeiro round da final contra Tserenchimed Sukhee, da Mongólia. Porém, no segundo round, Yuliya não conseguiu conter Sukhee e foi forçada diversas vezes a ceder pontos à adversária, colocando as mãos para fora do tapete de lutas, para fugir de uma posição ainda mais desfavorável. No fim, Sukhee reverteu o placar e venceu por 12 a 3, conquistando a primeira medalha de ouro da Mongólia na competição. Na primeira disputa pelo bronze, Natalia Golts não teve dificuldades para fazer 12 a 1 na finlandesa Maarit Olli e faturar mais uma medalha de bronze para Rússia. Na outra luta pelo bronze, a búlgura Mustafa Yusein neutralizou todas as investidas da sueca Johanna Mattson, e contragolpeou com eficiência para fazer 6 a 0 e garantir o terceiro lugar no torneio.
Na categoria até 69kg
A disputa mais emocionante ficou guardada para a última luta do dia. Poucos apostariam em uma final entre a japonesa Sara Dosho e a alemã Aline Focken, que chegaram ao Mundial como quarta e sexta colocada do ranking internacional, respectavamente. Dosho terminou o primeiro round vencendo por 2 a 0 e parecia caminhar para terceira medalha de ouro no Japão no dia. Só parecia. Focken começou a virar o jogo após punição da adversária e restando um minuto e meio para o fim fez 3 a 2. Dosho conseguiu virar o combate e fazer 4 a 3. O relógio apontava 53 segundos para o fim. A alemã partiu para o tudo ou nada e no último ataque alcançou as pernas da adversária, realizando a queda, e virando o placar para 5 a 4. Em seguida pulou nos braços do treinador para comemorar, enquanto a japonesa permanecia desolada no centro do tapete. As lutas pelo bronze foram menos disputadas. Na primeira, Laura Skujina, da Letônia, conseguiu o encostamento logo no primeiro round e faturou o bronze contra a mexicana Diana Gonzalez. Na outra, o que era para ser a disputa pelo ouro acabou virando luta pelo terceiro lugar. A russa líder do ranking mundial, Natalia Vorobieva, venceu por superiodade técnica (11 a 2) a sueca Maria Fransson e ficou com a outra medalha bronze.
Confira os pódios do primeiro dia de competições da luta feminina
Categoria até 48kg
Ouro – Eri Tosaka (JPN)
Prata – Nina Matkowska (POL)
Bronze – Mariya Stadnyk (AZE)
Bronze – Gyong Kim (KPR)
Categoria até 55kg
Ouro – Chiho Hamada (JPN)
Prata – Irina Ologonova (RUS)
Bronze – Louise Maroulis (EUA)
Bronze – Iryna Khariv (UKR)
Categoria até 60kg
Ouro – Tserenchimed Sukhee (MGL)
Prata – Yuliya Ratkevich (AZE)
Bronze – Natalia Golts (RUS)
Bronze – Mustafa Yusein (BUL)
Categoria até 69kg
Ouro – Aline Focken (GER)
Prata – Sara Dosho (JPN)
Bronze – Laura Skujina (LAT)
Bronze – Natalia Vorobieva (RUS)