Giullia Penalber é ouro e Brasil consegue cinco pódios na estreia do Ranking Series Tunísia

O Brasil conquistou cinco medalhas no Torneio Zouhaier Sghaier, evento Ranking Series de Wrestling, que começou para o Brasil em Tunis, na Tunísia, nesta sexta-feira (15). Giullia Penalber (57kg) faturou o ouro, enquanto Lais Nunes (62kg) foi prata e Grabriela Rocha (68kg), bronze, no estilo livre feminino. Kenedy Pedrosa (72kg) foi medalha de prata e Joilson Junior (77kg) faturou o bronze, ambos no estilo greco-romano.

Giullia Penalber conquistou o ouro na categoria até 57kg do estilo livre feminino, após uma campanha de quatro vitórias em quatro lutas. Ela passou pela tunisiana Faten Hammami, por touche, e pela turca Elvira Kamaloglu, por 6 a 2, na primeira fase, avançando em primeiro lugar. Na semi, bateu a indiana Mansi Mansi por 11 a 1. 

Já na grande decisão, superou Elvira Kamaloglu mais uma vez, em uma virada espetacular. Em um duelo muito apertado, a brasileira perdia por 1 a 0 a um minuto do fim, quando conseguiu o empate. Giullia derrubou a adversária a três segundos para o final da luta e venceu por encostamento. 

Já Laís Nunes conquistou a medalha de prata na categoria até 62kg. Em chave única composta por quatro lutadoras, a atleta que representou o Wrestling do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio venceu a indiana Sakshi Malik, bronze na Rio-2016, por 4 a 0, perdeu para a alemã Luisa Niemesch, por 4 a 2, e ganhou por desistência da tunisiana Marwa Amri.

Kenedy Pedrosa faturou a prata na categoria até 72kg do estilo greco-romano. Com apenas três atletas inscritos em seu torneio, ele venceu uma luta e perdeu outra para terminar em segundo lugar. Sua derrota veio diante do turco Murat Dag, por superioridade (8 a 0), e a vitória foi sobre o tunisiano Radhwen Tarhouni por 11 a 10. Murat Dag levou o ouro.

Ainda no greco-romano, Joilson Junior faturou a medalha de bronze na categoria até 77kg. Com quatro atletas na disputa, ele venceu o tunisiano Belhasan Azaouzi (superioridade) e perdeu para o búlgaro Aik Mnatsakanian (superioridade) e para o turco Furkan Bayrak (superioridade), terminando em terceiro lugar. Mnatsakanian levou o ouro.

Grabriela Rocha também conquistou um bronze na categoria até 68kg do estilo livre feminino. Ela venceu a tunisiana Ranim Saidi, por 6 a 3, e perdeu para a indiana Nisha Nisha e para a norte-americana Tamyra Mensah, ambas por superioridade, para terminar em terceiro lugar. Apenas quatro atletas participaram da disputa.

O Torneio Internacional Zouhaier Sghaier, que distribui importantes pontos no ranking mundial, segue em disputa neste sábado (16), com a presença de Kamila Barbosa, na categoria até 50kg do estilo livre feminino. No domingo (17), será a vez de César Alvan competir na categoria até 74kg do estilo livre masculino.