Giullia Penalber é medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023

Giullia Penalber conquistou a medalha de ouro na categoria 57kg nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, disputada nesta quinta-feira (2/11) no Centro de Treinamento Olímpico, na capital chilena. A lutadora carioca venceu a canadense Hanna Taylor por 7 a 6 e amealhou a segunda medalha de ouro da história da modalidade nos Jogos Pan-Americanos. O primeiro foi conquistado por Joice Silva, na edição de Toronto 2015. Giullia fez uma competição impecável, venceu os três combates que disputou e escreveu mais uma vez seu nome no Wrestling nacional.

“Dedico essa vitória ao Time Brasil, a Confederação Brasileira de Wrestling, ao Time Rio e a todos que apoiaram minha carreira. Essa conquista é muito importante, pois no Mundial tive uma derrota que não esperava. Então essa conquista foi muito importante para minha carreira. Também dedico a Joice Silva que foi minha parceira de treino e auxiliou a ser uma atleta e uma pessoa melhor”, comemorou Giullia, emocionada.

Giullia supera oponentes e erro de arbitragem

Giullia estreou nas quartas de finais e saiu em desvantagem contra a norte-americana, Xochitl Citalli Motta Pettiz, 5 a 0. A brasileira conseguiu um gancho por dentro, projetou a oponente e encerrou a luta com um touche. Na semifinal, Giullia conseguiu aplicar a ação que encerra a luta e aplicou o encostamento sobre a cubana Angela Martinez. A brasileira reencontrou na final Hanna Taylor, canadense que enfrentou Giullia nos Jogos Pan de 2019 e na final do Pan-Americano 2020.

Giullia se manteve à frente do placar e controlou a luta até fazer 6 a 4. Na retomada do combate, restando poucos segundos para decisão da medalha de ouro, a arbitragem de mesa não disparou o cronômetro após o apito do juiz central. Hanna pontou em empatou a luta em 6 a 6, mas Giullia seguiu à frente no critério de desempate, pela ação de maior valor marcado. Os canadenses lançaram um desafio, alegando que Giullia cometera uma falta que daria a vitória para Hanna. Os árbitros não consideraram, deram mais ponto para a lutadora nacional, que fechou o placar em 7 a 6 e conquistou a medalha de ouro.

Thalia Oliveira vence mas não avança e Guilherme Porto para na estreia

Os dois estreantes dos Jogos Pan-Americanos, Thalia Freitas e Guilherme Porto não alcançaram a disputa de medalhas. A divisão 50kg de Thalia foi disputada no sistema de grupos. A brasileira caiu no Grupo B, venceu por 9 a 6 a panamenha Milagros Sanchez, mas sofreu revezes diante da cubana Yusnelis Lopez (10 a 0) e para venezuelana Mariana Rojas, 6 a 1. Thalia fechou em 5º lugar. Guilherme Porto não passou por Adrian Ramos, de Porto Rico, e foi superado por touche. O lutador terminou em 8º lugar.