Giullia Penalber e Lais Nunes disputam Torneio Alexander Medved de olho no Mundial de wrestling 2018
Atletas nacionais medem forças com potências internacionais dias 15 e 16 de setembro, em Minsk, Bielorússia, no evento teste da cidade para os Jogos Europeus 2019
As campeãs dos Jogos Sul-americanos 2018 Giullia Penalber e Lais Nunes disputam a partir deste sábado (14/9) o Torneio Alexander Medved, evento teste para os Jogos Europeus de 2019, em Minsk, capital da Bielorússia. O objetivo é adquirir ritmo de luta para o Campeonato Mundial de Wrestling 2019, que acontece no mês de outubro em Budapeste, Hungria. Ambas lutam em categorias olímpicas do wrestling feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020. Giullia compete na divisão até 57kg e Lais encara as adversárias até 62kg.
“Tive uma boa participação no Aberto da Polônia, onde pude fazer quatro lutas em alto nível e terminar em quinto lugar no torneio. Depois de uma semana muito boa de treinamento ainda na Polônia chegamos a Bielorrússia, onde a estrutura do torneio está grandiosa e muito boa. Sinto que vai ser mais um ótimo teste para o Campeonato Mundial da Hungria e estou procurando aproveitar ao máximo essa oportunidade”, ressaltou Lais, 25 anos, que chegou a disputa de medalhas nos cinco torneios internacionais que disputou em 2018.
Giullia Penalber vive o melhor momento da carreira. Além dos Jogos Sul-americanos 2018, a carioca foi campeã do tradicional torneio Bill Farrell, nos Estados Unidos, também neste ano. Nem mesmo a mudança de competição para dois dias. eliminatórias em um dia e finais no seguinte, freou a evolução da lutadora. Em 2016, Giullia fez uma participação na cerimônia de abertura dos Jogos do Rio de Janeiro, em Tóquio-2020, a carioca pretende voltar ao palco da cerimônia mas desta vez desfilando com a delegação verde e amarela.
“Nesta última semana participamos de um treinamento mundial com atletas de 15 países diferentes e foi muito proveitoso. Espero corrigir os pequenos erros e testar novas técnicas na prática. No último ciclo, lutávamos as competições internacionais em apenas um dia. Esse novo sistema de disputa com luta em dois dias exige mais do corpo e as dores aparecem de um dia para o outro. O torneio Alexander Medved é mais um passo para o Mundial da Hungria, etapa importante rumo aos Jogos de Tóquio-2020”, explicou Giullia, 26 anos.
As atletas lutam as eliminatórias do Medved 2018 a partir das 4h deste sábado (15/9) e as finais acontecem no domingo (16/9) a partir das 9h, horário de Brasília.
Foto 1 – Giullia Penalber busca touche sobre Camila Fama (RuivaFight/CBW)
Foto 2 – Lais Nunes (Bruna Félix/CBW)