Giullia Penalber é campeã e Laís Nunes leva bronze no Aberto da Polônia 2023

O wrestling brasileiro conquistou duas medalhas nesta sexta-feira (28/07), no Aberto da Polônia, disputado em Varsóvia, capital polonesa. Giullia Penalber foi campeã e levou a medalha de ouro na categoria 57kg e Laís Nunes amealhou o bronze na categoria 62kg, ambas no estilo livre feminino. É o primeiro título de Giullia no torneio polônes. Em 2022, Laís Nunes já havia subido ao pódio, também com uma medalha de bronze na atual divisão de peso. As atletas competem via Programa de Preparação Olímpica, parceria entre a Confederação Brasileira de Wrestling e o Comitê Olímpico do Brasil.

Giullia e Laís permanecem na Polônia, onde realizam um treinamento internacional com outras referências mundiais da modalidade. Confira como foi o caminho de cada atleta até a medalha:

Giullia Penalber e o ouro que faltava na temporada

Giulllia fez três lutas até a final. Na estreia, a brasileira venceu por touche a alemã Sandra Paruszewski. Na sequência, a carioca fez 3 a 1 sobre a polonesa Jowita Wrzesien. Na terceira rodada, Giullia fez 7 a 0 sobre outra polonesa, Magdalena Glodek e seguiu para disputa da final. A brasileira começou em desvantagem contra Anhelina Lysak, outra atleta da casa. O placar desfavoravél de 3 a 1 seguiu até o último minuto da final. Giullia encaixou seu gancho por dentro e passou a frente do placar: 6 a 3. Os poloneses pediram a revisão e o placar foi alterado para 4 a 3. Lysak tentou um último ataque, a arbitragem não marcou e o treinador polonês lançou novamente o desafio. Dessa vez, não houve mudança, Giullia ganhou a pontuação do challenge negado e venceu por 5 a 3. É a primeira medalha de ouro em competições internacionais de Giullia em 2023.

Laís Nunes repete pódio de 2022

Laís Nunes mostrou mais uma vez porque é uma das melhores do mundo. A brasileira estreou contra a canadense Ana Paula Godinez, adversária habitual nesta temporada. Laís fez 4 a 2 sobre a oponente e seguiu para segunda rodada. A brasileira enfrentou a alemã Luisa Niemisch. O combate terminou empatado em 2 a 2, mas foi vencido pela oponente no critério de desempate. Laís seguiu para terceira rodada e fez 11 a 0 sobre a polonesa Nataly Kubati. Na disputa da medalha de bronze, Laís liderou o placar do início ao fim. A brasileira colocou Elis Manolova, do Azerbaijão em posição de quase encostamento duas vezes, mas o árbitro ordenou que a luta voltasse em pé. Laís controlou o combate e fechou a luta em 6 a 4. A goiana repetiu a colocação de 2022 e adicionou mais um bronze na carreira.