Giullia Penalber no topo do pódio com Sarita Sarita Francesca Indelicato e Emma Tissina (UWW)

Giullia Penalber é campeã do Ranking Series Matteo Pellicone

O westling brasileiro conquistou sua primeira medalha de ouro no ano olímpico nesta sexta-feira. Giullia Penalber foi campeã do Ranking Series Matteo Pellicone 2021, em Roma, na Itália. A brasileira conquistou a medalha e somou pontos importantes no ranking mundial que vai definir as cabeças de chave para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A brasileira ainda precisa conquistar a vaga na seletiva olímpica em maio, na Hungria, que classifica as duas primeiras colocadas para os Jogos Olímpicos.  A dupla já garantida em Tóquio Lais Nunes até 62kg e Aline Silva até 76kg terminaram em 3º e 5 º lugares em suas respectivamente. Kamila Barbosa encerra participação nacional nesta sábado (6/3). As eliminatórias começam às 6h30 e as finais às 14h.

Confira a campanha do primeiro título conquistado na Europa de Giullia.

Giullia Penalber estreou nas eliminatórias contra a italiana Francesca Indelicato, a brasileira venceu por superioridade técnica (10 a 0) e avançou para a fase seguinte. Nas quartas de finais, Giullia fez um combate acirrado diante da canadense Tianna Kennet. A brasileira venceu o primeiro round por 1 a 0. No segundo, Giullia aplicou um gancho por dentro com a perna direita, desequilibrou a oponente e ampliou a vantagem para 3 a 0. Em seguida, a lutadora nacional passou para as costas e fez 5 a 0. Tianna foi para o tudo ou nada, passou para as costas da brasileira, mas o cronômetro zerou e Giullia avançou  para semifinal com um 5 a 2.

Na luta semifinal, Giullia conseguiu dois volteios sobre a indiana Anshu Anshu e vencia por 10 a 7 quando a adversária, mancando, solicitou atendimento médico. O médico do torneio confirmou que a lutadora não tinha condições clínicas de lutar e embora a indiana relutasse muito, Giullia foi declarada vencedora e com a vaga garantida para final.

Na final, a brasileira saiu em desvantagem no primeiro round contra a indiana Sarita Sarita em 2 a 0. Giullia não desistiu e conseguiu passar para as costas da oponente, igualar em 2 a 2 e passar à frente pelo critério de desempate de último ponto marcado. Sarita tentou um último ataque, mas Giullia defendeu e contra-atacou para fazer 4 a 2 e garantir a medalha de ouro para o Brasil.