
Giullia Penalber conquista bronze no Grand Prix de Madrid 2016
A Luta Olímpica brasileira disputou neste domingo (10/07) o Grand Prix da Espanha, último torneio antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em uma competição marcada por um jogo de esconde-esconde em virtude do grande número de atletas classificadas para os Jogos do Rio, Giullia Penalber categoria até 55kg (não olímpica) ficou com a medalha de bronze. Aline Silva até 75kg também disputou medalha e terminou na quinta colocação e Gilda Oliveira ficou em nona na divisão até 69kg. A equipe brasileira permanece na capital espanhola para intercâmbio de treinamentos até o próximo dia 15 de julho.
Categoria até 55kg
Giullia Penalber lutou contra a norte-americana Becka Leathers em uma luta disputada. A americana vencia por 8 a 7 quando conseguiu aplicar o encostamento e garantir vaga na final. Como Leathers avançou para luta final, Giullia foi repescada. Na disputa pelo bronze, a brasileira venceu o primeiro round por 3 a 1 e garantiu a medalha de bronze ao encerrar o placar em 6 a 2.
Categoria até 69kg
Sete atletas classificadas para os Jogos do Rio entraram no tapete espanhol. Gilda Oliveira parou na turca Buse Tosun, Tosun venceu por superioridade técnica (16 a 3). No entanto, na semifinal, a turca caiu diante da sueca Jenny Fransson, resultado que impediu Gilda de retornar para repescagem. Jenny Fransson ficou com a medalha ao vencer a campeão mundial Natalia Vorobeva por 5 a 3.
Categoria até 75kg
Com um total de 11 atletas, a categoria foi uma das mais aguardadas do torneio. A vice-campeã mundial Aline Silva começou com vitória sobre a também classificada para Rio 2016, Maria Selmaier, da Alemanha. Em luta de muitos estudos, Aline fez 4 a 2 sobre Selmaier e seguiu para enfrentar a russa Ekatherina Bukina. As atletas se reencontraram depois da vitória de Aline no mundial 2015, quando a brasileira venceu a russa por 3 a 1. Neste torneio, Bukina venceu por 8 a 4 e abriu caminho para a medalha de ouro que viria mais tarde. Já Aline seguiu para repescagem. Na primeira luta, a cazaque Guzel Manyurova se poupou e nem lutou. Na disputa pelo bronze, Aline enfrentou Yasemin Adar da Turquia, outra presença confirmada nos Jogos.