Jenna Burket, Lisset Antes, Giulia Penalber e Nes Rodriguez, pódio da categoria até 57kg ( Juan Carlos Guzmán Negrini / Lima 2019) Mandatory credits: Lima 2019 NO SALES NO ARCHIVES **

Giullia Penalber brilha e conquista primeira medalha do wrestling nos Jogos Pan de Lima

O wrestling brasileiro subiu ao pódio no segundo dia de competição da modalidade nos Jogos Pan-americanos de Lima 2019. Giullia Penalber conquistou a medalha de bronze na categoria até 57kg. A brasileira venceu por encostamento a nicaraguense Paula Ramirez na decisão de um dos terceiros lugares da divisão de peso. É a segunda participação da carioca em Jogos Pan-americanos e a primeira vez que sobe ao pódio. O Brasil ainda teve nesta quinta-feira Kamila Barbosa quinta colocada até 50kg e Camila Fama até 53kg. Nesta sexta-feira, Lais Nunes até 62kg e Aline Silva até 76kg lutam no último dia do wrestling feminino e o amazonense Daniel Nascimento até 57kg abre as disputas do estilo livre. As eliminatórias acontecem às 12h e as finais 18h30.

“Essa conquista tem sabor de ouro, pelas dificuldades e batalhas do dia-a-dia. Essa medalha tem um trabalho de tanta gente, gostaria então de dedicar a todos os envolvidos, meu namorado e família que sempre estiveram ao meu lado, aos meus técnicos que acreditam tanto em mim, aos meus preparadores físicos, nutricionista, psicóloga, companheiros de treino que se dispuseram a me ajudar, aos amigos, a Marinha do Brasil e a CBW.  Muito obrigada a todos!”, comemorou Giullia.

 

Giullia Penalber – Bronze até 57kg
Giullia Penalber estreou com vitória sobre a canadense Hanna Taylor por 6 a 5. Na sequência, a lutadora sofreu um revés diante da norte-americana Jenna Burkert (11 a o) e seguiu para disputa de bronze. Na luta decisiva contra a nicaraguense Paula Ramirez, a brasileira se defendeu a tentativa de passar para as costas da rival e contra-atacou para conseguir o touche e a medalha do Brasil. Giullia vibrou com os técnicos Pedro Garcia e Angel Torres a 12ª medalha da história do wrestling nacional.

Kamila Barbosa – Evolução e 5º lugar
Kamila Barbosa também iniciou a trajetória com vitória contra a mexicana Mariana Muñoz por 4 a 1. Na semifinal, a goiana radicada em São José dos Campos enfrentou a norte-americana Whitney Conder, que a venceu por superioridade técnica. Kamila voltou para disputar de bronze e virou o primeiro round na frente da colombiana Carolina Castillo em virtude de um short clock. No segundo round, Castillo achou as pernas da brasileira e conseguiu passar a frente. Kamila tentou reagir, mas Castillo aumentou e fechou o placar em 5 a 1.  Kamila fechou o torneio em quinto e melhorou a sétima colocação obtida nos Jogos de Toronto 2015.

Camila Fama –
A paulista Camila estreou contra a cubana Lianna Herrera e foi superada por 8 a 0. Como Herrera não avançou até a final, Camila ficou de fora da luta pela medalha de bronze. Camila fechou em oitavo lugar.

Confira o pódio de todas as categorias disputadas no segundo dia de competições do wrestling em Lima.

Wrestling feminino

Categoria até 50kg
Ouro – Whitney Conder (EUA)
Prata – Yusneylis Guzmán (CUB)
Bronze – Thalia Peche (PER)
Bronze – Carolina Hidalgo (COL)

Categoria até 53kg
Ouro – Sarah Ann Hildebrandt (EUA)
Prata – Betzabeth Villegas (VEN)
Bronze – Jade Parsons (CAN)
Bronze – Lianna Herrera (CUB)

Categoria até 57kg
Ouro – Lisset Antes (ECU)
Prata – Jenna Burkert (EUA)
Bronze – Giullia Penalber (BRA)
Bronze – Nes Marie Rodriguez (PUR)

ESTILO GRECO-ROMANO

Categoria até 130kg
Ouro – Mijain Lopez (CUB)
Prata – Moises Perez (VEN)
Bronze – Leo Dalis Heredia (DOM)
Bronze – Yasmani Acosta (CHI)