Giullia é prata, Laís bronze e Thalia garante mais uma vaga para o Brasil nos Jogos de Santiago
O wrestling brasileiro conquistou mais duas medalhas e uma vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santiago nesta sexta-feira, terceiro dia do Pan-Americano de Wrestling disputado em Buenos Aires, Argentina. Giullia Penalber foi vice-campeã na categoria 57kg e Laís Nunes conquistou a medalha de bronze na categoria 62kg. A equipe nacional ainda alcançou mais uma vaga para os Jogos Pan-Americanos com Thalia Freitas, categoria 50kg do estilo livre feminino. O Brasil chega a marca de 5 medalhas no Pan-Americano de Wrestling 2023. No estilo greco-romano, Kenedy Pedrosa com a prata na divisão 72kg, além de Igor Queiroz 97kg e Eduard Soghomonyan 130kg, com um bronze cada, também subiram ao pódio do torneio.
O torneio contou ainda com a participação de Sabrina Tapajós, Beatriz dos Reis e Thamires Machado que não avançaram em suas chaves. Ainda nesta secta, Renato Patrício promoveu a estreia do estilo livre masculino na divisão 79kg. Confira como foi a campanha de cada atleta nacional no 3º dia do Pan-Americano de Wrestling 2023.
Giullia Penalber vice-campeonato e segue no pódio das Américas pelo 3º ano seguido
A categoria de peso de Giullia Penalber já estava garantida nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Na estreia, Giullia fez 7 a 2 sobre a dominicana Yocleidy Santana. Nas quartas de finais, a brasileira conseguiu outra vitória, dessa vez por touche, sobre a argentina Camilla Amarilla. Na semifinal, uma das melhrores lutas do torneio, a venezuelana Betzabeth Colmenarez chegou a sair na frente, ma Giullia buscou a virada para vencer por 7 a 4 e garantir a vaga na terceira final nos últimos quatro anos. A final foi uma reedição dos Jogos Sul-Americanos 2022, Giullia enfrentou a equatoriana Luisa Valverde. A oponente abriu 4 a 0 no primeiro round e passou a administrar a vantagem, Giullia buscou reverter a desvantagem, mas o cronômetro zerou em 4 a 2 epara Valverde. Campeã em 2020 e 2021, Giullia atingiu a marca de 6 medalhas em Pans. A lutadora tem outra prata de 2016 e dois bronzes em 2022 e 2015.
Laís Nunes leva o bronze na categoria 62kg
Laís começou a campanha nas quartas de finais com um vitória por touche sobre a cubana Maria Fernanda Garcia. Na semifinal, a atleta olímpica dos Jogos Rio 2016 e Tóquio 2020 chegou a estar à frente do placar, mas a canadense Ana Paula Godinez conseguiu passar pela defesa da brasileira e vencer por 10 a 5. Laís não se abateu seguiu para disputa da medalha de bronze. Mais uma vez, a lutadora nacional conseguiu aplicar a ação perfeita, o touche, e vencer a colombiana Katherine Rentería.
Thalia estreia com 5º lugar e classifica Brasil para os Jogos Pan-Americanos
Thalia Freitas disputou pela primeira vez o Pan-Americano de Wrestling. A lutadora não sentiu o peso da estreia e venceu Jessica Corredor, de Porto Rico, por touche. Nas quartas de finais, a brasileira enfrentou a favorita norte-americana Sarah Ann Hildebrant, que fez 10 a 0 e mandou Thalia para disputa de bronze. A brasileira foi batida pela cubana Yusnelis Lopez por 10 a 0 e fechou em 5º lugar. A posição classificou a categoria 50kg do estilo livre feminino para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.
Sabrina Tapajós, Thamires Machado e Beatriz dos Reis não avançaram em suas chaves
Sabrina Tapajós não avançou na categoria 53kg. A amazonense estreou contra Betzabeth Aguello e foi batida por touche. Na repescagem, Sabrina parou na norte-americana Dominick Parrish, que a venceu por 10 a 0 e ficou fora da disputa por medalhas. Beatriz dos Reis foi batida por encostamento pela dominicana Emelyn Orsino, como a oponente não avançou, a brasileira não pôde voltar na repescagem. Thamires Machado não lutou na categoria 68kg.
Renato Patrício estreia do estilo livre masculino com 11º lugar
Reanto Patrício foi o primeiro atleta do estilo livre a lutar no Pan-Americano 2023. O paulista não passou da estreia contra o mexicano