Giullia e Laís fecham RS Hungria em 5º lugar e somam pontos cruciais no Ranking Mundial
O wrestling brasileiro voltou ao tapete de lutas nesta sexta-feira (14/07) para o segundo dia de competições do Ranking Series Hungria, em Budapeste. Giullia Penalber e Laís Nunes terminaram em 5º lugar nas categorias 57kg e 62kg, respectivamente, e somaram importantes no Ranking Internacional que vai decidir as cabeças de chave para o Campeonato Mundial de Wrestling 2023, primeira seletiva para os Jogos Olímpicos de Paris, em setembro, na Sérvia. Kamila Barbosa lutou na categoria 50kg e fechou a participação em 22º lugar.
O Ranking Series é o circuito de grandes torneios que concedem mais pontos para o ranking mundial. Em Budapeste, na Hungria, mais de 600 atletas, entre medalhistas olímpicos e mundiais, disputam o torneio. Na quinta-feira (13/07), o Brasil foi representado por Cesar Alvan, categoria 74kg e Bruno Nicoletti 86kg, que não avançaram em suas respectivas categorias de peso. O Brasil ainda conta com dois atletas do estilo greco-romano que lutam domingo (16/07), Igor Queiroz 97kg e Sorusko Kodzokov, 87kg, que vai estrear com a malha verde e amarela.
Confira como foi a participação do estilo livre feminino no torneio húngaro
Categoria 62 kg – Laís Nunes demonstra mais uma vez que segue entre as melhores do mundo.
Laís estreou na fase eliminatória contra a canadense Ana Paula Godinez. Laís repetiu a vitória obtida no Ranking Series da Croácia e venceu por 5 a 3. Na rodada seguinte, já nas oitavas de finais, mais uma atuação consistente de Laís que venceu por 6 a 0 a polonesa Anhelina Wolczynska. Nas quartas, Laís seguiu sem sofrer pontos ao fazer 8 a 0 sobre a romena Krizta Incze.
Na semifinal, a brasileira enfrnetou a número 1 do mundo Aisullu Tynybekova, do Quirguistão, a quem Laís venceu no Torneio Yasar Dogu 2022. A brasileira abriu 2 a 0, mas a vice-campeã olímpica em Tóquio fez virou para 3 a 2. A partir daí, Tynybekova se limitou defender. Mesmo assim, a passividade não foi aplicada e Laís teve que ir para o tudo ou nada e sofreu um contra-ataque. No fim, 5 a 2 para Tynybekova. Na disputa pelo terceiro lugar, Laís enfrentou a russa Alina Kasabieva. Os lutadores russos lutaram como atletas neutros sem representar bandeira. Kasabieva passou para as costas de Laís e fez 2 a 0. Em dado momento, Laís esteve em situação de controle, mas foi a oponente que aproveitou e conseguiu a queda de quatro pontos. O técnico Nisdany Perez ainda lançou o challenge, em vão, e Kasabieva fechou em 7 a 0 e Laís encerrou com o 5º lugar.
Giullia Penalber fecha em 5º lugar na divisão 57kg e deve ser cabeça de chave no Mundial
Giullia Penalber estreou no torneio húngaro contra a polonesa Anhelina Lysak por 10 a 0 nas eliminatórias da categoria 57kg. Em seguida, nas oitavas, a brasileira já vencia a norte-americana Amanda Martinez , quando aplicou um gancho e projetou a oponente seguida de touche para encerrar a lutar e garantir vaga nas quartas de finais contra a chinesa Kexin Hong. Giullia não conteve o volume de luta de Hong e foi batida por 10 a 0. Como Hong, alcançou a final, a brasileira pôde regressar na repescagem.
Giullia mais uma vez demonstrou porque é uma das melhores atletas da sua categoria ao vencer por touche a turca Elmira Kamologlu e seguir para a disputa de bronze. A brasileira enfrentaria novamente uma chinesa, dessa vez Qi Zhang. Giullia buscou luta, mas Zhang levou a melhor por 11 a 0 e ficou com o terceiro lugar. Com o 5º lugar, Giullia soma importantes pontos no ranking mundial e deve subir posições no ranking.
Kamila Barbosa não avança na categoria 50kg
Kamila estreou contra a russa Polina Lukina e foi superada por 10 a 0. Como Lukina não avançou, Kamila ficou impedida de regressar para repescagem e terminou em 22º lugar.