Vinicius faz sua estreia no Pan Júnior nesta sexta-feira

GERAÇÃO 2000 E O PAN JÚNIOR 2019 – Vinicius Joaquim e o menino que virou campeão

A série Geração 2000 e o Pan Júnior 2019 segue no estilo livre com Vinicius Joaquim categoria até 70kg. Morador do bairro de Perus, em São Paulo, Vinicius conheceu o wrestling aos 9 anos. No início, o objetivo da mãe que conheceu o esporte por indiciação de uma amiga era fazer com que o garoto irritadiço deixasse de brigar e tivesse disciplina. Com dois dias de treino, Vinícius participou de um torneio e ganhou a primeira medalha. A conquista marcou a criança e o wrestling passou a fazer parte do dia a dia de Vinícius. Porém só em 2015, a prática esportiva se transformou em objetivo de vida. O menino passou a se ver como atleta.

“No início apenas fazia força e sabia que poderia jogar as pessoas com responsabilidade e dentro de um esporte com regras. Em 2015 senti o gosto amargo de perder o Campeonato Brasileiro Cadete, em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte. Essa foi só a primeira derrota depois vieram outras, mas a partir daí tive ainda mais vontade de treinar e competir. Outras derrotas vieram e treinei ainda mais para poder conquistar o Campeonato Brasileiro e finalmente este ano consegui a primeira colocação” relembra Vinícius.

Filho do meio de três irmãos em uma família sustentada pelo pai pedreiro, Vinicius recebeu um pedido da inesperado da irmã de 11 anos, que começou a treinar wrestling há dois meses por causa do irmão. Fora dos tapetes, Vinícius também orgulha a família. Atualmente, o lutador cursa o terceiro período de Educação Física na Universidade Uni Sant’anna com bolsa obtida através do Centro Olímpico. O restante é paga com a Bolsa Estado oferecida pelo estado de São Paulo. Cursar a Universidade possibilitou-o participar do Campeonato Mundial Universitário, realizado em Goiânia, ano passado.

“Foi importante ter participado do Mundial Universitário e acompanhar de perto atletas russos, japoneses, húngaros, turcos, poloneses, adquiri mais experiência e atualmente sinto que estou um pouco mais amadurecido na forma de lutar. Embora seja o primeiro Pan-americano que vou lutar estou bem confiante em fazer bons combates e representar bem o Brasil”, explicou Vinícius.

Um dos trunfos que o atleta pretende utilizar no torneio são alguns dos movimentos passados pelo treinador búlgaro George Kalchev.  O lutador esteve presente no Campo de Treinamento promovido pela Confederação Brasileira de Wrestling e o Comitê Olímpico do Brasil na Arena 2 do Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Mesmo com o pouco tempo para por em prática as técnicas, Vinícius sabe que os ensinamentos da escola búlgara podem ser um diferencial contra os rivais continentais.

“Trabalhei bastante a turca e a defesa de pernas e espero ter a oportunidade de usar no torneio. Sei que muitas lutas duras estão por vir na minha chave e quero saber em qual nível estou em comparação com os países de maior tradição que o Brasil. O sonho de todos nós que treinamos são os Jogos Olímpicos e essa é mais uma etapa nesta caminhada” finalizou Vinícius.

Vinícius sobe ao tapete de lutas no terceiro dia do Pan-americano Júnior 2019 nesta sexta-feira. As eliminatórias começam às 14h, horário de Brasília. A United World Wrestling transmite ao vivo e é possível torcer pelo brasileiro clicando aqui.