Giovanni Piazza estreia em competições internacionais nesta sexta-feira

GERAÇÃO 2000 E O PAN JÚNIOR 2019 – Giovanne Piazza e o sangue italiano

A série Geração 2000 e o Pan Júnior 2019 chega ao penúltimo atleta, Giovanni Piazza da categoria até 79kg no estilo livre. O lutador iniciou a vida esportiva no judô, mas depois de deixar o esporte de quimono ficou seis meses longe de qualquer treino ou competição  esportiva. Bastou visitar um treino de wrestling apenas uma vez  para Giovanni deixar a “aposentadoria” e entrar de cabeça no novo esporte. Giovanni revela o que mais o chamou atenção no esporte que entrou para ficar de vez em sua vida.

“O que mais chamou atenção foi ser uma modalidade em que os dois atletas tem que usar estratégias tanto para atacar quanto para defender. Outro ponto importante é que a luta sempre é decidida nos detalhes. Isso faz com que você tenha que planejar muito bem antes de executar qualquer movimento. Um dia fui assistir a um treino e fiquei”, explicou Giovanni.

Bisneto de italianos, daí o sobrenome Piazza, Giovanni aprendeu desde cedo a importância do trabalho. Os pais Alexandre e Cíntia decidiram se tornar caseiros em uma casa Zona Sul de São Paulo. O objetivo era tentar dar uma vida melhor para os filhos e o esporte era uma maneira de manter os filhos ocupados. A irmã de Giovanni,Letícia, era companhia inseparável dos treinos de judô. A dedicação e persistência dos pais moldou o filho que pretende aplicar o raciocínio rápido do wrestling na faculdade de Economia.

“Morávamos na Zona Leste e meus pais decidiram se mudar para casa dos patrões para dar uma qualidade melhor de vida para mim e minha irmã. No começo os dois eram caseiros. Depois meu pai fez faculdade de fisioterapia e hoje se dedica somente a essa profissão. Já minha mãe fez faculdade de Gastronomia e segue trabalhando de cozinheira na casa dos patrões. Moramos no mesmo espaço, mas em casa diferentes. Admiro muitos meus pais, eles são um exemplo para mim”, elogiou Giovanni.

Para poder participar do Pan-americano, Giovanni contou com ajuda de rifas, de um antigo professor chamado Sérgio e de uma vaquinha na internet.  Depois de garantir o bilhete para Guatemala, o lutador seguiu a preparação no Centro Olímpico, onde treina todos os dias. O lutador faz questão de agradecer os profissionais que trabalham para o sucesso dele e da equipe. Mesmo sendo a estreia de Giovanni em competições internacionais, o lutador espera trazer uma medalha na bagagem de volta ao Brasil.

“Cheguei em uma equipe muito boa, comprometida e com uma comissão técnica com os treinadores Lucimar Medeiros e William Naim e o preparador físico Thiago Queiroz. Todos eles tão me ajudando muito a crescer e aliado ao esforço e vontade de crescer as coisas foram acontecendo. Estou feliz em poder representar o Brasil internacionalmente e quero superar inexperiência em competições fora do país com muito coração”, revelou Giovanni.

Giovanni sobe ao tapete de lutas no terceiro dia do Pan-americano Júnior 2019 nesta sexta-feira. As eliminatórias começam às 14h, horário de Brasília. A United World Wrestling transmite ao vivo e é possível torcer pelo brasileiro clicando aqui.