Edvanilson faz sua estreia em Pan-americanos nesta sexta-feira

GERAÇÃO 2000 E O PAN JÚNIOR 2019 – Edvanilson de Jesus e a importância de planejar

A série Geração 2000 e o Pan Júnior 2019 chega ao estilo livre. Edvanilson de Jesus vai disputar o Pan-americano da Guatemala na categoria até 61kg e é um dos exemplos de que planejamento e perseverança podem levar a conquista de objetivos ainda que demorem um pouco. O lutador é natural da cidade de Estância, situada a pouco mais de 66kg da capital Aracaju e com pouco mais de 66 mil habitantes. A história do menino ou menina que deixa a cidade pequena em busca de maiores oportunidades não é nova. Mas Edvanilson já sabia onde queria chegar e em 2016 o esporte entraria na vida do futuro enfermeiro.

“Conversei com meus familiares e decidi vir para São Paulo e morar na casa de parentes para tentar entrar em uma faculdade de enfermagem. Em 2016 conheci um projeto de wrestling na ASSECRE de São José dos Campos em parceria com a Academia Calasans e quando descobri que era um esporte olímpico senti que era algo que poderia mudar minha vida pra melhor. Estou estudando para entrar em uma faculdade pública. Como treino em dois períodos se for para uma instituição particular vou ter que trabalhar para pagar e ser obrigado a deixar o esporte”, explicou Edvanilson.

O esporte fez o sergipano adicionar outro objetivo na vida. A segunda colocação no primeiro campeonato paulista que disputou fez Edvanilson sentir que poderia ir mais longe. O atleta convidou os primos Vilson e Meiriele para treinar wrestling. A prima também se destacou e se classificou primeiro que o parente para disputar um torneio internacional, o Pan de Fortaleza em 2018. Edvanilson não esmoreceu e conquistou o Brasileiro Júnior 2019 e a oportunidade de disputar a competição continental ao lado de Meiriele.

“Consegui uma medalha e convidei meus primos para lutar.Quando fui campeão brasileiro júnior esse ano nem acreditei. Achava que seria incapaz de ganhar de atletas mais experientes e que já tinham viajado. Depois vi que o segredo de tudo, independentemente de ganhar ou não, é continuar sempre com foco nos treinamentos. Em um ano você pode não vencer mas tem uma hora que o jogo vai virar e vai levar a luta quem estiver mais preparado” ponderou Evanílson, que garantiu a passagem na Guatemala em uma vaquinha na internet.

Embora os pais e os irmãos ainda morem em Sergipe, Edvanilson encontrou uma nova família em São José dos Campos. Além dos alunos do projeto que o revelou, o lutador convive diariamente com a equipe sênior que classificou três atletas para os Jogos Pan-americanos de Lima 2019,Camila Fama, Kamila Barbosa e Lais Nunes. O sucesso das companheiras inspira os jovens e aumenta o nível de treino. Por isso, segundo Edvanilson a equipe também vem conquistando resultados nas categoria etárias mais jovens.

“Em São José temos uma boa estrutura onde treinamos com um técnico excelente, Nisdany Perez e varias referências do esporte na nossa equipe. A cada ano a equipe vem ficando mais forte e os treinos mais disputados. Isso ajuda a  manter o foco, ter um bom ritmo de treino, disciplina, foco e  só assim vamos chegar onde queremos, o lugar mais alto do pódio”, concluiu Edvanilson.

Edvanílson sobe ao tapete de lutas no segundo dia do Pan-americano Júnior 2019 nesta sexta-feira. As eliminatórias começam às 14h, horário de Brasília. A United World Wrestling transmite ao vivo e é possível torcer pelo brasileiro clicando aqui.