Garipov, Calebe, Igor e Isaque conquistam bronze para o Brasil no 1º dia do Pan 2021
O wrestling brasileiro estreou com medalha em todas as categorias que disputou nesta quinta-feira (27/5), primeiro dia de competição do Pan-americano Sênior de Wrestling 2021, disputado na Cidade da Guatemala, capital da Guatemala. Marat Garipov, Calebe Corrêa, Igor Queiroz e Isaque conserva conquistaram a medalha de bronze nas categorias 60kg, 67kg, 97kg e 130 kg, respectivamente. O torneio vai até domingo e nesta sexta-feira, cinco lutadores entram em ação pelo país: Joilson Júnior até 77kg e Ronisson Brandão até 85kg encerram a participação nacional no estilo greco-romano. Já Karoline Santana até 59kg, Meiriele Hora até 65kg e Brenda Aguiar até 72kg lutam no primeiro dia do estilo livre feminino. As eliminatórias começam às 13h e as finais às 20h, horário de Brasília.
As lutas podem ser acompanhadas ao vivo na página oficial da United World Wrestling, basta clicar aqui e colocar nome, sobrenome e e-mail.
Confira como foi a campanha dos brasileiros no primeiro dia do Pan-americano de Wrestling 2021.
Marat Garipov – Bronze na 60kg
Garipov estreou com superioridade técnica (8 a 0) sobre o equatoriano Javier Peralta nas quartas de finais. Na semifinal, o cazaque naturalizado brasileiro enfrentou Ildar Hafizov, atleta olímpico de 2008 pelo Uzbequistão, mas que se naturalizou norte-americano e vai lutar os Jogos Olímpicos de Tóquio pelos Estados Unidos. Hafizov fez 10 a 1 e Gari seguiu para a disputa de bronze. Na decisão do terceiro lugar, Garipov que já havia pontuado com dois roulé, arrancou e projetou Joshua Medina de Porto Rico para fazer 9 a 0 e ficar com a medalha de bronze. O triunfo é a segunda medalha de Garipov em Pan-americanos. Em 2018, o lutador também faturou o terceiro lugar.
Calebe Corrêa – Bronze na 67kg
O aniversariante do dia Calebe Corrêa estreou com vitória sobre o chileno Cristobal Torres por superioridade técnica 9 a 1 nas quartas de finais. Na semifinal, o lutador brasileiro não suportou o volume do norte-americano Xavier Johnson e foi batido por superioridade técnica (1 a 11) . Na disputa do terceiro lugar, uma luta amarrada com o lutador peruano Nilton Garcia, que chegou a ser interrompida em virtude de um corte na cabeça de Garcia. Calebe saiu em desvantagem mas se aproveitou do par terre para aplicar dois roulé, garantir a vitória e a segunda medalha de bronze para o Brasil com placar final em 6 a 1. A medalha pan-americana é a primeira de Calebe na categoria sênior.
Igor Queiroz – Bronze até 97kg
Igor Queiroz estreou no grupo B da categoria com duas vitórias. Primeiro um 9 a 0 sobre o venezuelano Gilberto Ayala e depois 5 a 1 sobre o mexicano Ricardo Galindo. Na semifinal, Igor não conseguiu furar a defesa do norte-americano Braxton Amos e foi superado por 3 a 0. Na disputa do terceiro lugar, um reencontro de Igor com o mexicano com Galindo e nova vitória, desta vez por 7 a 3 para ficar com a medalha de bronze. O atleta de 2o anos ainda disputa o Pan-americano Júnior no próximo mês no México.
Isaque Conserva – Bronze até 130kg
Isaque foi o único brasileiro do dia a estrear com derrota. O lutador foi superado no grupo B da categoria pelo dominicano Léo Heredia por 7 a 2. Na segunda luta, Isaque venceu o colombiano Steven Catano por encostamento e avançou para semifinal. O grequista não supurtou o volume do norte-americano Donald Logendyke e foi batido 6 a 1. Na disputa pela medalha de bronze, o paraibano não deu chances para o mexicano Luis Barrios e venceu novamente por encostamento para garantir a quarta medalha do Brasil no dia.