FILA define novas regras para a modalidade

Realizada no último final de semana em Moscou, Rússia, a Reunião Extraórdinaria da FILA elegeu o novo Presidente e membros do bureau, além disso, a entidade máxima da Luta Olímpica mundial estabeleceu novas regras para os três estilos olímpicos, visando tornar a competição mais dinâmica e assim ajudar na permanência da modalidade no programa dos Jogos Olímpicos após 2016. As regras já estão valendo para as competições oficiais.

Para ambos estilos (Greco romano e Livre), ficou determinado que os combates passarão a ser disputados em apenas 2 rounds de 3 minutos com pontos acumulativos, vence aquele que somar maior pontuação.

As quedas de 1 ponto passam a valer 2 pontos, tornando a pontuação mais valiosa que uma penalidade e/ou empurrar o adversário para fora da área de luta.

A vitória do combate por superioridade técnica passa a valer pela diferença de 10 pontos no estilo Livre e 7 pontos no Greco romano.

A passividade volta a valer e cada estilo terá sua regra.

No estilo Livre, o atleta que estiver passivo será advertido verbalmente no primeiro momento. Continuando a passividade, o Árbitro dará mais uma advertência ao atleta e o mesmo terá 30 segundos para pontuar, caso não consiga, recebe uma punição com o adversário recebendo 1 ponto. Em caso da luta chegar aos 2 minutos do primeiro round com 0 x 0 no placar, obrigatoriamente, o Árbitro escolhe o lutador mais passivo e o mesmo terá 30 segundos para pontuar ( a contagem será feita por um relógio a parte – “short clock”) caso não consiga, será dado 1 ponto ao adversário.
.

Já no estilo Greco romano, a primeira passividade será advertida verbalmente. Na segunda vez, o atleta ativo escolhe se continua em pé ou se vai para posição de “par terre”. Na terceira passividade, o atleta ativo ganha um ponto. Em uma quarta passividade, o atleta será desclassificado dando a vitória ao adversário.

As categorias de peso olímpicas passarão de 7 para 6 nos três estilos, mas ainda não foram estabelecidos os limites de peso. A ideia é implementar as novas categorias nos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro.