FEWERJ define campeões estaduais da classe Sênior e mira Brasileiro Interclubes em março
A Federação de Wrestling do Estado do Rio de Janeiro (FEWERJ) realizou no último sábado (4/2), no Clube Jequiá, Ilha do Governador, o Campeonato Estadual Sênior de Wrestling 2023. O torneio reuniu atletas de 10 diferentes clubes em 23 das 30 categorias da classe sênior. Entre os destaques, nomes como Phelipe dos Santos, medalhista de ouro nos estilos livre masculino e greco-romano, nas divisões 125kg e 130kg, respectivamente. Hannette Staack e Carolina Kerr, oriundas do Jiu-jitsu, estrearam no wrestling com medalha de ouro no estilo livre feminino. O atleta olímpico, recordista nacional em participações nos Jogos Pan-Americanos e vice-presidente da FEWERJ, Antoine Jaoude, premiou os campeões.
“O nosso Campeonato Estadual Sênior acontece no início do ano para funcionar como uma preparação para os nossos atletas. No próximo mês, eles já iniciam o calendário nacional no Campeonato Brasileiro Interclubes, em São Paulo. Esse ano o time Rio vem forte!”, explicou o presidente da Federação, Marcelo Freire.
Depois das disputas por categoria foi realizado pela primeira vez um torneio por equipes, vencido pela equipe Rio Sparta, em disputa acirrada com a equipe Nova União. Além de premiar os campeões, o torneio reservou uma homenagem ao Comodoro do Jequiá, Augusto Martins Monteiro, responsável por sediar inúmeras competições nacionais e estaduais da modalidade no clube Jequiá.
O presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Flavio Cabral Neves; o membro do Hall da Fama das Américas e árbitro olímpico, Eduardo Paz Gonçalves, e o recém eleito presidente da Liga de Wrestling do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Macedo, prestigiaram o evento.
A próxima competição realizada pela FEWERJ será o Campeonato Estadual Sub-20, que acontece na sede da Rio Sparta, no mês de abril.
“O objetivo para o restante do ano é fortalecer a base com a busca por mais atletas para disputar competições. O número de crianças praticando o Wrestling aumentou muito no nosso estado, agora é preciso trazer esses atletas para a Federação e o alto rendimento”, concluiu Marcelo Freire.