Feras do Pan Júnior: Guilherme Pradella e as raízes gaúchas
A série “Feras do Pan Júnior” conta um pouco mais sobre a Guilherme Pradella, que vai representar o Brasil no Pan-americano de Wrestling 2018 na categoria até 97kg do estilo livre. Natural do Rio Grande do Sul, Guilherme logo ganhou o apelido de gaúcho entre os companheiros de treinamento. O sotaque típico da região dos pampas não nega a origem do atleta e mesmo morando há seis anos na Cidade Maravilhosa, Guilherme faz questão de preservar a cultura gaúcha.
“Comecei a praticar luta assim que cheguei ao Rio de Janeiro e já fazem 6 anos que estou aqui. Mas amo muito o Rio Grande do Sul e faço questão de continuar mantendo o laço com minha cultura, o chimarrão, a parca. Além de preservar os valores tradicionais como a família e a natureza. Desde então, treino com Daniel Alvarez, o Pirata. E estou em busca do meu sonho que é representar o Brasil em uma edição de Jogos Olímpicos”, contou Guilherme.
Sempre disposto a treinar, Guilherme teve que cumprir o serviço militar obrigatório este ano e ingressou na Marinha do Brasil. Mesmo dividido entre os serviços no quartel e os treinos, o lutador não deixou cair o nível técnico e venceu o Campeonato Brasileiro Júnior 2018. Sem entrar em detalhes, o gaúcho afirma também ter tido de superar problemas fora do tapete para poder seguir no caminho das vitórias. Superadas as lutas pessoais, resta alcançar as vitórias dentro do tapete.
“Tem sido um ano complicado com muitos dias de serviço no quartel e alguns problemas pessoais. Mas consegui permanecer campeão brasileiro este ano e sou um dos atletas mais temidos da minha categoria no cenário nacional e quero levar isso para os campeonatos internacionais também e representar bem o Brasil em uma competição internacional”, afirmou um confiante Guilherme.
O orgulho de representar o estado natal e o Brasil faz o atleta apontar o torneio como mais importante disputado na carreira até aqui. Em sua estreia internacional, Guilherme sabe que terá realizar sua melhor performance no tapete do Centro de Formação Olímpica para atingir o resultado que tanto almeja. Garra, vontade e fome de medalhas, o gaúcho demonstrou que tem de sobra.
“É a competição mais importante da minha vida. Tenho que agradecer primeiramente a Deus, o pai celestial, por ter chegado até aqui. Vou entrar contudo na busca por esta medalha de ouro e depois quem sabe disputar o Campeonato Mundial. Agradeço aos meus companheiros de treino e meu treinador Daniel por estar vivendo este momento”, frisou Guilherme.
Como torcer para Guilherme Pradella no Pan-americano Júnior de Wrestling 2018:
Categoria: até 97kg estilo livre
Dia da luta: 19/08
Local: Centro de Formação Olímpica do Nordeste Av. Alberto Craveiro s/n, Castelão, Fortaleza – Ceará
Horário: Eliminatórias 10h às 15h e finais 17h às 19h
Assista ao vivo no link: Pan Júnior de Wrestling 2018
O Pan-americano Júnior 2018 é uma realização da United World Wrestling das Américas, Confederação Brasileira de Wrestling e SESPORTE – Secretaria de Esportes do Estado do Ceará.