Fenômeno Spencer Lee é bicampeão e Phelipe não avança
O penúltimo dia do Campeonato Mundial de Wrestling 2016, neste sábado, em Mâcon, França, marcou também o primeiro dia disputas do estilo livre masculino. O Brasil foi representado por Phelipe dos Santos na categoria até 74kg. O carioca encerrou a participação brasileira no torneio e não conseguiu avançar em sua chave. O destaque individual foi o prodígio Spencer Lee, bicampeão júnior da categoria até 50kg, com apenas 17 anos. Americanos e iranianos levaram dois ouros cada. Neste domingo mais quatro categoria encerram o torneio.
Phelipe para nas oitavas-de-finais e não é repescado
Phelipe dos Santos fez sua estreia em campeonatos mundiais contra Gheorgi Pascalov da Moldávia. O brasileiro conseguiu evitar o encostamento, mas não a vitória por superioridade técnica (11 a 0) de Pascalov. No entanto, Pascalov perdeu a semifinal e acabou não repescando Phelipe.
Categoria até 50kg
Um dos atletas mais comentados e promissores do wrestling mundial, o estado unidense Spencer Lee fez jus a fama. Em sua primeira luta, Lee utilizou sua temida cruzeta para vencer o turco Engin Cetin. Na segunda, o norte-americano encostou o francês Valentin Damour com apenas 26 segundos. Nas quartas-de-finais, Lee fez (14 a 0) o romeno Razvan Kovacs e na semifinal 11 a 0 sobre o azerbe Aliabbas Rzazade. Mas o melhor ainda estava por vir. Na final contra Khurshiev Parpiev do Quirguistão, Lee sofreu um contra-ataque e por pouco não foi encostado. Em desvantagem no placar o norte-americano fez uma luta de recuperação, diminuiu o placar par 4 a 3, mas novamente viu Parpiev abrir 8 a 3. Restando um minuto para o fim do combate, Lee começou uma reação incrível. Ele passou quatro vezes para as costas do rival, virou o placar a 15 segundos do fim, e conquistou o bicampeonato. Os bronzes foram para Aliabbas Rzazade e para Yerbulan Sarkytbayev do Cazaquistão.
Categoria até 60kg
O iraniano Peiman Biabani ficou com a medalha de ouro ao vencer por 3 a 1 o turco Selim Kuzam. Os bronzes ficaram com Shmagi Todua, da Geórgia, e com Kezhik Chymba da Rússia.
Categoria até 74kg
Mark Hall conseguiu a segunda medalha para os Estados Unidos no estilo. Ele venceu o iraniano Ahmad Bazrighaleh por superioridade técnica (10 a 0). Os bronzes ficaram com o georgiano Tariel Gaphrindashvili e com o russo Nikita Suchkov.
Categoria até 96kg
O Irã voltou ao lugar mais alto do pódio com Hossein Shahbazigazvar que fez 7 a 1 sobre Erik Thiele. Os bronzes ficaram com o russo Znaur Kotciev e com o húngaro Kristof Wittmann.