Estilo livre masculino conquista 4 bronzes e Brasil fecha Pan U20 com 9 medalhas

O estilo livre masculino do Brasil subiu ao pódio quatro vezes no último dia do Pan-Americano U20 de Wrestling, em Santiago, Chile. João Batista da Silva Neto, categoria 61kg; Paulo André Gonçalves da Silva, 74kg; Max Gabriel França Magalhães de Almeida, 86kg e Kyle Santana Oliveira 97kg, levaram uma medalha de bronze cada. O wrestling brasileiro encerrou a participação no torneio com nove pódios: um no estilo greco-romano, quatro no estilo livre feminino e quatro no estilo livre masculino. Confira abaixo como foi o desempenho dos lutadores no último dia do torneio.

Categoria 61kg
João Batista da Silva Neto voltou aos tapetes depois de disputar o estilo greco-romano. O lutador estreou no Grupo B com revés diante do equatoriano Patrick Quinto por 11 a 0 e avançou para semifinal ao vencer o argentino Arnoldo Proboste por desistência. Na semifinal, João não passou pelo norte-americano Nickolas Bouzakis, 11 a 0, e seguiu para disputa da medalha de bronze. O adversário foi novamente o equatoriano Patrick Quinto. Dessa vez, o combate foi marcado por estudos e ambos foram punidos com passividade. Quinto conseguiu colocar 3 a 1 no placar e passou apenas a evitar as investidas de João. Mas o brasileiro não desistiu e conseguiu pontuar no último ataque, empatar em 3 a 3. Em um primeiro momento, a arbitragem não considerou o ataque, mas depois do challenge solicitado pelos técnico brasileiro Agnaldo dos Santos, o juiz concedeu a pontuação e João foi declarado vencedor no critério de desempate do último ponto marcado.

Categoria 74kg
Paulo André Gonçalves da Silva estreou com revés diante do canadense Amaan Gulacha por 11 a 0 nas quartas de finais. O brasileiro foi repescado e seguiu direto para disputa da medalha de bronze contra o mexicano Yael Ake. Paulo entrou determinado na disputa pelo terceiro lugar e venceu por superioridade técnica, 12 a 0, ainda no primeiro round e conquistou o terceiro lugar da categoria.

Categoria 86kg
Max Gabriel França Magalhães de Almeida, medalhista de bronze no estilo greco-romano, voltou ao tapete do Pan em busca de mais uma medalha. O lutador nacional estreou com um touche sobre o argentino Christian Delgadillo nas quartas de finais do torneio. Na semifinal, Max foi batido pelo norte-americano Bennet Berge, 10 a 0, e seguiu para disputa de bronze contra o canadense Zaurbek Arsagov. Max vencia o combate por 4 a 0, quando Arsagov foi impedido de continuar pelos médicos e o brasileiro foi declarado vencedor da medalha de bronze.

Categoria 97kg
Kyle Santana de Oliveira estreou no Grupo B da categoria 97kg com vitória por touche sobre o mexicano Rizieri Ledesma. Na segunda luta, contra o venezuelano Juan Blanco, Kyle chegou a estar à frente do placar, mas sofreu o empate e a virada para 8 a 6 perto do fim da luta. O brasileiro passou para semifinal em segundo do grupo e foi batido pelo norte-americano Cademm Mc Danel por 10 a 0. Kyle reencontrou Luis Blanco na disputa pelo terceiro lugar. Mais uma luta travada, os lutadores lutaram até a última gota de suor e o brasileiro venceu por 9 a 7 para conquistar a última medalha do Brasil no torneio.

Categoria 57kg
Roger Emerson dos Santos Ramalhete estreou com revés diante do norte-americano Luke Lilledahl por 11 a 0 nas quartas de finais. Lilledahl avançou para final e repescou o brasileiro para enfrentar o venezuelano Jesus Montilla. Roger também não passou pela defesa do oponente, foi batido por 10 a 0, e ficou fora da disputa por medalhas. Roger fechou em 12º lugar na colocação final.

Categoria 65kg
Gabriel Vinícius da Silva Ferreira não avançou na chave. O brasileiro parou nas eliminatórias contra o mexicano Diego Aguilar, 12 a 2. O oponente foi derrotado no combate seguinte e Gabriel ficou impedido de retornar para repescagem. O brasileiro terminou o torneio em 10º lugar na divisão de peso.

Categoria 70kg
Gabriel da Silva Rodrigues Brito estreou contra Julian George, de Porto Rico, nas quartas de finais da divisão peso. Julian levou a melhor no confronto por 12 a 2 e chegou a final, enviando Gabriel para disputa da medalha de bronze contra o canadense Nathan Rainville. O brasileiro foi batido por touche e encerrou em 5º lugar na divisão de peso.

Categoria 79kg
Matheus Vital Gomes estreou contra Kevin Montilla, de Porto Rico, nas quartas de finais da divisão de peso. Kevin venceu por 12 a 2, mas como foi derrotado no combate seguinte, impediu Matheus de retornar para repescagem. Matheus terminou em 10º lugar na categoria de peso.


Categoria 125kg
A categoria de Wesley Barros da Dores foi disputada no sistema todos contra todos. O brasileiro não passou pelos adversários e foi superado por touche pelo canadense Karanveer Mahil, depois pelo mexicano Luis Enrique Arteaga e pelo norte-americano Bradley Hill. Wesley terminou em 4º lugar.