Estilo livre feminino conquista mais duas medalhas no 2º dia do Pan U17 2023

O wrestling brasileiro voltou ao tapete de lutas do ginásio do Centro Desportivo Olímpico Esportivo, nesta sexta-feira (23/06) para disputa do 2º dia do Pan-Americano U17, na Cidade do México, México. O estilo livre feminino conquistou mais duas medalhas com Vitória da Silva Vieira, categoria 43kg e Avril Karoline de Souza Oliveira, da faixa de peso 57kg. Com os pódios, o Brasil chega a 5 medalhas no torneio. Na quinta-feira, primeiro dia da competição, dedicado ao estilo greco-romano, Pedro Henrique Rodrigues foi vice-campeão na categoria 48kg; Lucas Emanuel Maciel da Silva e Gustavo Duarte Constantino, conquistaram um bronze cada, nas categorias 65kg e 110kg, respectivamente.

Neste sábado (24/06), o estilo livre masculino encerra a participação nacional no torneio. Veja como foi a participação nacional no penúltimo dia do Pan-Americano U17.

Vitória da Silva Vieira – estreia com a medalha de bronze

A carioca Vitória Vieira fez sua primeira participação no Pan e ficou com a medalha de bronze na categoria 43kg. A divisão de peso foi disputada no sistema todas contra todas. A brasileira foi superada pela norte-americana Katelyn Valdez por touche e pela mexicana Jennyfer Ferrusca. A lutadora encerrou com a medalha de bronze.

Avril Karoline de Souza Oliveira – bronze na raça e no desempate

Avril estreou no Grupo A com um revés diante da norte-americana Carley Ceshker por superioridade técnica (11 a 0). Para alcançar a semifinal, Avril precisava vencer as outras duas lutas dentro do grupo. E foi o que ela fez. Na segunda luta, passou pela peruana Cindell Casas por 7 a 1. Em seguida, a lutadora amazonense venceu por encostamento a canadense Mackenzie Cayer. Na semifinal, uma luta disputada contra Eliana Vega, de Porto Rico, que terminou com vitória de Vega, 9 a 5. Avril seguiu para disputa da medalha de bronze e protagonizou um embate acirrado contra a mexicana Angelica Aceves. A luta terminou empatada em 4 a 4 e a brasileira ficou com o terceiro lugar no critério de desempate.

Giovanna para na fase de grupos. Mayara e Bruna disputam o bronze e ficam em 4º lugar

Mais três atletas lutaram pelo Brasil no Pan. Giovanna Pimenta, medalhista na edição de 2022, não passou da fase de grupos e fechou em 6º lugar. Já Mayara Neper venceu todas as lutas na fase de grupo: 13 a 9 sobre Gabriela Borges, de Porto Rico; touche na peruana Fabiana Zapata, e 6 a 4 sobre a mexicana Debanhi Tello. Porém, Mayara foi batida por touche na semifinal pela colombiana Diana Alcântara e sofreu outro revés na disputa pelo bronze, novamente contra mexicana Tello, por 6 a 1 . Mayara terminou em 4º lugar. Bruna Azeredo disputou a categoria 73kg no sistema todas contras todas e terminou em 4º lugar sem conseguir passar por suas oponentes.