Estilo livre feminino conquista 4 medalhas em 6 possíveis no 2º dia do Pan-Americano U20

O estilo livre feminino brilhou nesta sexta-feira (7/7), segundo dia de competições do Pan-Americano U20 de Wrestling 2023, em Santiago, Chile. As lutadoras nacionais conquistaram 4 medalhas em seis possíveis. Mayara Ramos foi medalha de prata na categoria 62kg, garantiu vaga no Campeonato Mundial da classe etária e teve o melhor resultado do dia. Emilly Ferreira da divisão 53kg, Letícia Piazza, categoria 68kg, e Maria Luiza de Almeida dos Santos, 76kg, faturaram um bronze cada. Com a medalha de bronze de Max Gabriel Almeida obtida quinta-feira (6/7) na categoria 87kg do estilo greco-romano, a equipe nacional soma 5 medalhas. Neste sábado (8/7), os atletas do estilo livre masculino entram em ação no último dia do torneio. Confira abaixo como foi o desempenho de cada atleta no estilo livre feminino.

Categoria 62kg

Mayara Ramos Pereira estreou com uma vitória por touche, ainda no primeiro round, contra a chilena Martina Corvolan nas quartas de finais da divisão de peso. Na semifinal, a brasileira travou um combate ponto a ponto diante da colombiana Eliana Palácios. Mayara assumiu o controle do round final e fechou em 9 a 4. A final foi disputada diante da mexicana Melanie Villalba. A brasileira não conseguiu conter o ímpeto da adversária e foi batida por touche. A medalha de prata garantiu a participação de Mayara no Campeonato Mundial U20 de Wrestling, em agosto, na Polônia.

Categoria 53kg

A divisão de peso de Emilly dos Santos Ferreira foi disputada no sistema todas contra todas. A brasileira estreou com revés diante da norte-americana Alexandra Szkotnick por touche. Na rodada seguinte, a lutadora, natural do Espírito Santo, conseguiu encostar a canadense Ivy Threatful e vencer a primeira no torneio. Na terceira rodada, Emilly fazia um combate ponto a ponto contra Shammika Diaz, de Porto Rico, mas acabou superada por 13 a 6 no fim do segundo round. A brasileira fechou a participação com vitória sobre a mexicana Andrea Barrientos, por desistência. Duas vitórias e a medalha de bronze para Emilly.

Categoria 68kg

A divisão de peso foi disputada no sistema todas contra todas, Letícia de Oliveira Gaion Piazza estreou com vitória por superioridade técnica (10 a 0) sobre a mexicana Naomi Macias. Na segunda rodada, um revés por touche diante da norte-americana London Houston. Letícia não se abateu, voltou ao tapete e venceu por encostamento a chilena Nataly Rojas. Na última luta, a brasileira foi superada pela colombiana Nicoll Osorio por 11 a 0, mas a medalha de bronze já estava garantida.

Categoria 76kg

A chave de Maria Luiza de Almeida dos Santos foi disputada no sistema todas contra todas. A brasileira venceu na estreia a mexicana Karime Resendiz por desistência. Na sequência foi superada pela norte-americana Kyllie Walker por touche e pela canadense Myah Philips por 11 a 0. Na disputa pela medalha de bronze, Maria Luiza conseguiu uma projeção seguida de um encostamento sobre a peruana Aomi Morales e conquistou o quarto bronze do Brasil no torneio.

Categoria 50kg

Maria Eduarda Lopes Ramos Chaves parou nas quartas de finais ao ser batida por touche pela equatoriana Vicky Gomes. Como a oponente não alcançou a final, Maria Eduarda ficou impedida de ir para repescagem e terminou em 9º lugar.

Categoria 57kg

Thainá Aníbal Ribeiro não conseguiu avançar na chave B da categoria e ficou fora da semifinal. A lutadora nacional foi batida pela mexicana Bertha Chaves e pela norte-americana Shelby Moore por 10 a 0. Thainá terminou em 6º lugar na classificação geral.