Estilo livre encerra participação brasileira no Pan com bronze de Juan Bittencourt e três vagas nos Jogos de Toronto

2015.03.14 Campeonato Brasileiro 2015 V-79

Juan Bittencourt, de vermelhor, foi o destaque do estilo livre no Pan-americano de Luta Olímpica ( Renato Sette/ Cbla/arquivo)

O estilo livre encerrou neste domingo (26/04) a participação brasileira no Pan-americano sênior 2015, em Santiago,do Chile. Juan Bittencourt categoria até 97kg obteve o melhor resultado do dia com a medalha de bronze e garantiu mais uma vaga para o país nos Jogos Pan-americanos de Toronto, no Canadá. Pedro Rocha, até 74kg e Hugo Cunha até 125kg, ficaram em quinto lugar em suas respectivas categorias e também carimbaram o passaporte para competição intercontinental. A Luta Olímpica brasileira terminou a competição com seis medalhas e nove vagas conquistadas para os Jogos Pan-americanos de Toronto. A seleção CAIXA de Luta Olímpica volta ao Brasil nesta segunda-feira e a previsão de chegada ao país é às 15h, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

Tradicionalmente, o estilo livre reúne um número superior de atletas por categoria se comparado aos outros estilos. O caminho dos brasileiros foi árduo. Logo na estreia, Juan Bittencourt venceu por superiodade técnica (10 a 0), o mexicano Aurelio Valdez. Nas quartas-de-finais, Juan não conseguiu passar pelo americano Dustin Gilmore, mas o estado-unidense avançou, possibilitando o paulista retornar para repescagem. Juan aproveitou a chance, passou pelo atleta da Nicarágua, Moisés Friddick e foi disputar a medalha de bronze contra o argentino Yuri Maier, garantindo a vaga em Toronto. O argentino não conseguiu se recuperar de uma lesão sofrida na semifinal e o brasileiro nem precisou entrar no tapete de lutas para garantir o terceiro lugar.

Na categoria até 74kg, Pedro Rocha teve uma estreia dura contra o Johnathan Duque, da Costa Rica. Após um 4 a 4, Pedro venceu pelo critério de desempate do golpe de maior valor aplicado. Na sequência, o carioca foi superado Jefon Balfour do Canadá. No entanto, Pedro voltaria mais tarde para repescagem. Em mais luta equilibrada, dessa vez contra o guatemalteco Pedro Martinez, o brasileiro vencia por 10 a 8 quando conseguiu encostar o adversário e encerrar a luta antes do fim do segundo round. Na disputa pelo bronze, Edgardo Fajardo acabou levando a melhor sobre Pedro, mas vaga em Toronto, objetivo no torneio, já estava confirmada.

Hugo Cunha acabou beneficiado pelo sorteio da categoria até 125kg e iniciou o campeonato já nas quartas-de-finais. Logo na primeira luta venceu por superiodade técnica (12 a 1), o argentino Ivan Burtovoy. Na semifinal, em uma luta bastante acirrada acabou parando no cubano André Ramos. Na disputa pelo bronze contra o venezuelano Luis Felipe Urbaneja, o adversário acabou levando a melhor sobre o brasileiro. Hugo também classificou sua categoria de peso para os Jogos de Toronto.

Lincoln Messias, aniversariante do dia, ficou em quarto lugar na categoria até 70kg disputada no sistema todos contra todos e não classificatória para  Toronto. Os outros brasileiros não conseguiram avançar em nossas chaves. Uziel Correia até 57kg não passou pelo cubano Alfredo Cisnero e na repescagem foi superado pelo peruano Pablo Benitez. Já Waldeci Silva encarou logo na estreia o americano Jason Chamberlain e na repescagem o cubano Lázaro Carbonel e não conseguiu prosseguir na disputa. Na categoria até 86kg, Adrian Jaoude teve uma luta disputada contra o peruano Pool Ambrosio  e acabou superado por 4 a 1. Na categoria não olímpica até 61kg, o baiano Filipe Esteves terminou em sexto.

Confira os resultados dos brasileiros do estilo livre no Pan-americano sênio 2015:

Categoria até 97kg – Juan Bittencourt – 3º lugar
Categoria até 125kg – Hugo Cunha – 5º lugar
Categoria até 74kg – Pedro Rocha – 5º lugar
Categoria até 70kg – Lincoln Messias – 4º lugar
Categoria até 61kg –  Filipe Esteves – 6º lugar
Categoria até  57kg – Uziel Correia – 10º lugar
Categoria até 86kg – Adrian Jaoude – 10º lugar
Categoria até 65kg – Waldeci Silva – 13º lugar