Estilo greco-romano conhece seus campeões juniores de 2015
O estilo greco-romano abriu o dia de disputas do Campeonato Brasileiro Júnior CAIXA de Luta 2015, no ginásio Caio Martins, em Niterói, Rio de Janeiro. Confira agora, categoria por categoria, os destaques e os campeões.
Categoria até 50kg
A equipe do Rio Grande do Norte avançou com seus dois atletas participantes, Vitor Silva e Evandro Júnior até a fase semifinal e tiveram que duelar para ver quem ficava com a vaga na final. Vitor avançou e Evandro Júnior venceu a disputa pelo bronze contra o paulista Thiago Marciano por superioridade técnica 19 a 10. Do outro lado da chave, o paraibano Fabio Silva enfrentou o atleta do Mato Grosso do Sul Denílson Bruno, melhor para Denilson que avançou para uma final inédita para o estado. Fabio Silva ficou o bronze ao vencer o conterrâneo Robson Santos. Na final, a luta mais disputada do estilo greco-romano e vitória por 10 a 9 para Vitor Silva do Rio Grande do Norte.
Categoria até 55kg
O carioca Alex Lima venceu por 12 a 2 o paraibano Fabiano Medeiros e garantiu o bronze. Na final, dois atletas do Rio Grande do Norte, Lucas Leocádio e Rafael Cunha fizeram uma final caseira. Lucas Leocádio venceu por 14 a 4 e ficou com o título da categoria.
Categoria até 60Kg
Calebe Corrêa correspondeu ao favoritismo e passou para final ao vencer Carlos Murta Júnior por superioridade técnica ( 10 a 2)em uma das semifinais. Na final, Calebe enfrentou Marcos Cavalcanti do Rio Grande do Norte, que vencera Bruno Pereira de São Paulo. Calebe , campeão Pan-americano cadete em 2014,fez 8 a 0 sobre o Potiguar e conquistou seu primeiro título nos juniores.
Categoria até 66kg
Joílson Júnior campeão cadete em 2014 repetiu o feito na categoria júnior. Ele venceu por superioridade técnica (8 a 0) o mineiro Lucas Henrique. Joilson é mais um dos atletas que subiram da categoria cadete para júnior em 2015. Os bronzes da categoria ficaram com Jamerson Oliveira e Jonathan Willian, da Paraíba e de São Paulo, respectivamente.
Categoria até 74kg
O atleta Sandro Martinez do Rio Grande do Norte venceu o fluminense André Pinto por encostamento e seguiu para disputar o ouro. André Pinto acabou ficando com o bronze. Na outra semifinal, o favorito Raphael Conceição venceu por superioridade técnica ( 9 a 0) David Pereira de São Paulo. Na disputa da outra medalha de bronze Davi Pereira venceu Pedro Viana por 8 a 0. Na final, o niteroiense Raphael comemorou em casa a vitória (9 a 1) sobre Sandro Martinez e seu primeiro título júnior
Categoria até 84kg
O paulista Guilherme Evangelista venceu por superioridade técnica José Viegas do Rio de Janeiro. Na outra semifinal, o paraibano Ramon Oliveira venceu por encostamento o alagoano Victor Moura. Na grande final, Guilherme fez 9 a 0 e garantiu a medalha de ouro para São Paulo. O primeiro bronze foi para Santa Catarina com o atleta Kevin Silva e segundo para Alex Cavalcanti do Rio Grande do Norte.
Categoria até 96kg
A primeira semifinal foi disputada pelos atletas Lucas Lima do Rio Grande do Norte e Gabriel Caixeiro do Rio de Janeiro, o carioca venceu por encostamento e se classificou para final contra o mineiro Iago Oliveira. A decisão da medalha de ouro foi acirrada apenas no primeiro período de luta. Na volta do intervalo, Iago Oliveira abriu vantagem e encerrou o placar em 14 a 3, conquistando a primeira medalha de ouro de Minas Gerais no estilo greco-romano. Os bronzes ficaram Lucas Lima do Rio Grande do Norte e Alison Silva, da Paraíba.
Categoria até 120kg
Na categoria até 120kg, os potiguares João Lima e José Silva repetiram a categoria até 50kg e fizeram um duelo caseiro para ver quem representaria o Rio Grande do Norte na final. João Lima avançou por encostamento. José ainda voltou para disputa do terceiro lugar,mas acabou derrotado por Flávio Júnior por 8 a 0. O outro bronze foi para Luciano Júnior que venceu por encostamento Everaldo Neto de Alagoas. Do outro lado da chave Douglas Rocha avançou para final e ficou com a medalha de ouro ao vencer por superiodade técnica ( 8 a 0 ) na final.