Greco Roman 59kg Gold – Ismael BORRERO MOLINA (CUB) df. Rovshan BAYRAMOV (AZE) by TF, 8-0, 0:32

Estilo greco-romano inicia Luta Olímpica nos Jogos Olímpicos do Rio neste domingo

Renovada e mais atrativa. É dessa maneira que a Luta Olímpica – ou wrestling – chega aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro neste domingo, 14 de agosto, a partir das 10h na Arena Carioca 2 do Parque Olímpico da Barra da Tijuca. No total serão 72 medalhas distribuídas nos sete dias de competições. Os atletas do estilo greco-romanos lutam de 14 a 16 de agosto. Já as atletas do estilo livre feminino dias 17 e 18 e os lutadores do estilo livre masculino encerram o torneio olímpico de 19 a 21.

A equipe brasileira, recordista em número de componentes, busca a primeira medalha olímpica e será composta por cinco atletas: Eduard Soghomonyan até 130kg no estilo greco-romano (luta dia 15), Joice Silva até 58kg e Gilda Oliveira até 69kg (lutam no dia 17), e Lais Nunes até 63kg e Aline Silva 75kg (lutam dia 18).

Depois de um início de ciclo conturbado com a indicação, em 2013, para exclusão do cronograma olímpico a partir de 2020, a Luta Olímpica mundial se modernizou, modificou regras e cores do tapete de lutas para melhor entendimento do público, e sob a batuta do presidente da United World Wrestling, Nenad Lalovic, manteve seu lugar de destaque no cronograma olímpico, preservando a tradição, vivendo o presente e de olhos abertos para o futuro.

Duas categorias abrem o cronograma olímpico, ambas no estilo greco-romano, onde só é permitido atacar o adversário da cintura para cima e não é permitido o uso das pernas para atacar e defender. O objetivo é dominar o adversário com as costas no solo ou vencer por superioridade técnica, abrindo uma diferença maior ou igual a 8 pontos no placar. Confira as categorias e os destaques deste domingo.

Categoria até 59kg
Ouro nos Jogos Olímpicos de Londres na extinta categoria até 57kg, o iraniano Hamid Soryan vem em busca do bicampeonato olímpico. Prata em Londres 2012, em Pequim 2008 e no Mundial 2015, Rovshan Bayramov, do Azerbaijão tenta subir um degrau a mais no pódio olímpico. O cubano Ismael Borrero, atual campeão mundial, completa a lista de favoritos ao ouro. O cazaque Almat Kebispayev e o norte-coreano Won Chol Yun também são candidatos ao pódio da categoria.

Categoria até 75kg
Em Londres 2012, o russo Roman Vlasov conquistou a medalha de ouro ao vencer o armênio Arsen Julfalakyan. Vlasov voltou a vencer Julfalakian na primeira luta do Campeonato Mundial 2015. Com os dois atletas em lados opostos da chave, a chance de um reedição da final dos Jogos passado é grande. O norte-americano Andrew Bisek com seu inconfundível bigode, o dinamarquês Mark Medsen, prata e bronze no Mundial de Las Vegas são outras apostas. Doszhan Kartikov, bronze no Mundial de Vegas, também aparece na lista de postulantes ao pódio.

As eliminatórias até a semifinal começam às 10h e as repescagens e finais às 16h.

O canal por assinatura SPORTV 12 transmite ao vivo.