Estilo greco-romano abre Pan Júnior 2015 com três medalhas e supera campanha geral de 2014 –

Com caixa (1)

Guilherme Evangelista foi prata até 84kg do estilo greco-romano, nesta quinta é a vez da luta feminina (Renato Sette/CBLA)

A equipe brasileira de Luta Olímpica iniciou  a disputa do Pan-americano júnior 2015, nesta quarta-feira, em Havana, Cuba, com três medalhas , dois bronzes e uma prata no estilo greco-romano. Guilherme Evangelista ficou com a prata  na categoria até 84kg e obteve o melhor resultado do dia.  Já Calebe Corrêa até 60kg e Joilson Júnior até 66kg  alcançaram o bronze em suas respectivas divisões de peso. No primeiro dia de disputas, o Brasil já superou a campanha realizada no  Pan-americano 2014. Ano passado foram duas medalhas no total dos três estilos. Este ano, apenas o estilo greco-romano já faturou três medalhas. Nesta quinta-feira, a Luta Feminina entra ação e pode aumentar o número de medalhas para o país. Na sexta-feira, o estilo livre encerra a participação brasileira nos Pan-americano Júnior 2015.

Guilherme Evangelista foi o destaque do dia. Logo na estreia, Guilherme venceu por superioridade técnica com o placar de 8 a 0, o chileno José Moreno. Já na semifinal, o paulista enfrentou o estado-unidense Chris Weiller, novamente por superioridade técnica , dessa vez com o placar final em 11 a 2 arrancando aplausos dos torcedores cubanos. Na final, Guilherme enfrentou a torcida e o cubano Daniel Echevarria e o rival acabou levando a melhor.

Calebe Corrêa e Joilson Júnior também colocaram o Brasil no pódio. Calebe, campeão pan-americano cadete em 2014, estreou internacionalmente entre os juniores acabou parando no venezuelano Max Herrera e foi superado por 9 a 3 pelo rival. Na disputa pelo bronze, Calebe fez 13 a 1 no chileno Bastian Fuentes e faturou o primeiro bronze para o país no torneio. Na sequência foi a vez de Joílson Júnior, até 66kg. Na primeira luta Joílson fez 12 a 2 sobre Benjamin Cotto, do Chile. Depois de um revés na semifinal contra o norte-americano Danny Boychuck. Joílson se recuperou e venceu o peruano Maiken Pedraga sem levar um ponto sequer. No fim, vitória para o brasileiro por 12 a 0 e mais uma medalha para conta.

Outros dois brasileiros lutaram por medalha. Raphael Conceição até 74kg e Douglas Rocha terminaram em quinto lugar. Na categoria até 120kg, disputada no sistema todos contra todos, Rafael Crystello Filho terminou em quarto lugar. Ele venceu o mexicano Eduardo Garcia por 12 a 5 , mas não conseguiu superar o americano Michael Rodgers e o cubano David Bravo. Lucas Leocádio não conseguiu avançar em sua chave e terminou em sexto na categoria até 55kg. Nesta quinta-feira (07/05), a Luta Feminina representa o país no segundo dia de competições do Pan-americano Júnior 2015.

Confira os resultados do estilo greco-romano e quem luta amanhã na Luta Feminina:

Guilherme Evangelista até 84kg -prata
Calebe Corrêa até 60kg- bronze
Joílson Júnior até 66kg – bronze
Rafael Filho até 120kg – 4º lugar
Raphael Conceição até 74kg – 5º lugar
Douglas Rocha até 96kg – 5ºlugar
Lucas Leocádio até 55kg – 6º lugar

Luta Feminina nesta sexta-feira:

Thalia Lopes – até 51kg
Andria Pimentel- até 55kg
Brenda Palheta – até 63kg
Fabiana Alcântara – até 67kg