Entre as melhores do mundo, brasileiras da Luta Olímpica traçam metas para 2016
Para Joice Silva e Lais Nunes, 2014 já começa com sabor de vitória. Na semana passada, seus nomes apareceram entre as melhores do mundo no ranking da Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA). Joice Silva, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, aparece entre as 8 melhores atletas da modalidade no planeta. Já sua companheira de seleção Lais Nunes, umas das revelações de 2013, figura entre as 15 melhores – um belo feito para uma lutadora de apenas 21 anos, que acaba de subir da categoria Junior para Sênior. Os resultados são históricos.
Mas como boas lutadoras, elas querem mais. Oitava colocada no ranking da categoria até 59kg, Joice volta os olhares para a próxima edição dos Jogos: “São dez anos de muito trabalho no esporte e fico muito feliz de aparecer entre as melhores do mundo. Espero ir galgando as posições acima e em 2016 ficar pelo menos entre as três melhores e trazer uma medalha para o Brasil”.
*Joice e Lais durante o TRIALS dia 12 de janeiro no CEFAN.
Para Lais Nunes, o resultado é prova do trabalho acertado junto a equipe de treinadores da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA). Em 2013, a atleta subiu de categoria, passou de 59kg para a de 65kg. Logo em seguida, Lais alcançou o 13º lugar no mundial da categoria.
“Estou feliz demais. O resultado mostra a dedicação de toda equipe ao trabalho e que a nossa escolha em mudar de categoria foi correta. Isso me dá mais força para continuar treinando e buscando cada vez mais melhorar. Vou trabalhar forte para chegar em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio, brigando por medalhas”, conta a atleta.