Entenda o que cada atleta brasileiro precisa para garantir vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago no Pan de Wrestling 2023

O wrestling brasileiro disputa a partir desta quarta-feira (08/05), 10h, o Campeonato Pan-Americano de Wrestling 2023, em Buenos Aires, Argentina. O torneio vai reunir 296 atletas de 24 países e vai conceder as últimas vagas para os Jogos Pan-Americanos nas 18 categorias olímpicas: seis no estilo greco-romano; seis no estilo livre feminino e seis no estilo livre masculino. O Brasil já está classificado em oito categorias de peso. No estilo greco-romano: 67kg,77kg,97kg e 130kg. No estilo livre feminino estão garantidas as divisões: 57kg, 62kg e 68kg. Já no estilo livre masculino a faixa de peso 74kg está classificada.

Para garantir a vaga, os atletas nacionais precisam terminar entre os quatro primeiros países não classificados em suas respectivas faixas de peso.

Estilo Greco-Romano: 60kg e 87kg

Erivan Rocha estreia no Pan-Americano Sênior. Para Os países classificados nesta divisão são: Estados Unidos, República Dominicana, Peru, México e Colômbia. Ronisson Brandão retorna ao Pan-Americano em busca da vaga para Santiago. O lutador foi medalhista de bronze nas edições de 2002 e 2021 do Pan Os países garantidos em Santiago na categoria 87kg são: Cuba, República Dominicana, México, Colômbia e Honduras.

Estilo Livre Feminino: 50kg, 53kg e 76kg

Thalia Oliveira estreia em Pan-Americanos na categoria 50kg. Na divisão estão garantidos os seguintes países: Estados Unidos, Cuba, Canadá, Argentina e Equador.

Na divisão 53kg, Sabrina Tapajós, medalhista de bronze em 2021, garante a vaga se repetir o resultado agora em 2023. Os países  já classificados na categoria são: Estados Unidos, Cuba, México, Equador e Venezuela.

Beatriz dos Reis, outra estreante no Pan Sênior, compete na divisão 76kg,  a mais pesada do estilo. As nações garantidas em Santiago no peso são: Estados Unidos, Cuba, Canadá, Venezuela e Equador.

Estilo Livre Masculino: 57kg, 65kg, 86kg, 97kg e 125kg

Bryan Oliveira retorna ao Pan-Americano em busca da vaga que não alcançou em 2022 na categoria 57kg. Os países já garantidos em Santiago são: Estados Unidos, Cuba, Canadá, Porto Rico e Colômbia.

Matheus Barreto estreia no Pan- Americano na categoria 65kg. Na divisão de peso do lutador, os cinco países classificados são: Estados Unidos, República Dominicana, Canadá, Porto Rico e Argentina.

Bruno Nicoletti estreia em Pan-Americanos. O brasileiro radicado nos Estados Unidos busca vaga na categoria 86kg. As nações já classificadas são: Estados Unidos, Cuba, México, Colômbia e Porto Rico.

Ailton Brito retorna ao Pan-Americano depois do nono lugar em 2022. Na divisão de peso do lutador, os cinco países classificados são: Estados Unidos, Cuba, República Dominicana, Canadá e Costa Rica.

Guilherme Pradella estreia no Pan-Americano Sênior e busca vaga na divisão mais pesada do estilo, 125 kg. Os países garantidos são: Estados Unidos, Canadá, Porto Rico, Venezuela e Argentina.