Turco Kayaalp bate Mijain Lopez e brilha no segundo dia do Campeonato Mundial de Wrestling 2015

130kg KAYAALP (TUR) (1)

Kayaalp surpreendeu o favorito Mijaín Lopez e faturou o ouro na categoria até 130kg (Martin Gabor/ UWW)

O segundo dia do Campeonato Mundial de Wrestling 2015, disputado no Hotel Arena & Casino, em Las Vegas, Estados Unidos teve como destaque a medalha de ouro do turco Riza Kayaalp,que na final derrotou pela contagem mínima o cubano, bicampeão olímpico e cinco vezes campeão mundial, Mijaín Lopez. A vitória do turco  veio pela contagem mínima (1 a 0) após uma punição por passividade para Lopez. Kayaalp já havia superado Lopez em 2011, mas desde então enfrentava o jejum contra o favorito cubano.  Mas Cuba teve sua primeira medalha de ouro na competição nesta segunda-feira. Ismael Borrero venceu com autoridade na categoria até 59kg por superioridade técnica (8 a 0) sobre Rovshan Bayramov, do Azerbaijão.  Nas categorias não olímpicas  as medalhas de ouro ficaram com Rasul Chunayev (até 71kg), do Azerbaijão, e Selcuk Sebi da Turquia. A equipe brasileira conseguiu suas primeiras vitórias no Mundial, Diego Romanelli até 59kg e Eduard Soghomonyan estreiaram bem, mas não conseguiram alcançar a disputa pelas vagas olímpicas.

Diego Romanelli venceu na estreia Kemmy Betwel, das Ilhas Marshall, por superioridade técnica (8 a 0). Na sequência, Diego enfrentou o norueguês Stig-Andre Berg e ao fim do primeiro round quase conseguiu o encostamento que lhe daria a vitória. Berg foi salvo pelo cronômetro que apontou o fim do primeiro round. Nos últimos três minutos, o belga ampliou a vantagem e venceu por 10 a 2. ComoBerg perdeu na luta seguinte, Diego não pôde retornar para repescagem. Já Eduard Soghomonyan, armênio de nascimento e na reta final o processo de naturalização para se tornar brasileiro, começou com vitória sobre o compatriota armênio,Edgar Khachatryan, por 4 a 2. Na luta seguinte, Eduard por pouco não encostou Murata Ramonov, do Quirguistão. Mas o adversário neutralizou os avanços de Eduard e se aproveitou de uma posição de par terre para abrir vantagem e vencer por 6 a 1.  Ramonov caiu nas quartas-de-finais e acabou impedindo Eduard de seguir para repescagem.

Estilo livre feminino em ação nesta quarta-feira

O estilo greco-romano terá sua última categoria, até 85kg, disputada nesta quarta-feira (09/09).  Ronisson Santiago representa o país na categoria. O terceiro do Campeonato Mundial marca também a estreia do estilo livre feminino. Kamila Barbosa disputa pela primeira vez a competição na categoria até 48kg e enfrenta a ucraniana  Nataliya Pulkovska. O confronto entre Brasil e Ucrânia se repete também na categoria até 53kg, Giullia Penalber, oitavo lugar, em 2014, até 55kg, enfrenta Lilya Horishna. Já na categoria até 69kg, Gilda Oliveira, campeã dos Jogos Sul-americanos em 2014, enfrenta Daynara Rivera, de Porto Rico. As eliminatórias começam às 14h e as finais às 22h30, horário de Brasília.

Confira os pódios e os países classificados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 no segundo dia do Mundial de Las Vegas 2015.

Categoria até 59kg
1º- Isamael Borrero (CUB)
2º- Rovshan Bayramov (AZE)
3º-Almat Kebispayev (KAZ)
3º- Won Chol Yun (PRK)
5º- Soslan Daurov (BRL)
5º- Arsen Eraliev (KGZ)

Categoria até 130kg
1º- Riza Kayaalp (RUS)
2º- Mijain Lopez (CUB)
3º- Bilyal Makhov (RUS)
3º- Oleksandr Chernetskyy (UKR)
5º- Robert Smith  (USA)
5º- Sabahi Shariati (AZE)