Em dia histórico, Brasil vence Cuba em Desafio Internacional de Luta Olímpica

Em dia histórico, Brasil vence Cuba em Desafio Internacional de Luta Olímpica

Em primeiro evento transmitido ao vivo pela televisão, brasileiros fazem 4 a 1 sobre cubanos e agora voltam suas atenções para os Jogos Pan-americanos de Toronto

A Luta Olímpica brasileira viveu um dia histórico nesta segunda-feira (01/06) ao vencer o Desafio Internacional de Wrestling – Brasil x Cuba, disputado na Vila Olímpica de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. A equipe nacional conquistou quatro vitórias com Davi Albino, Giullia Penalber, Joice Silva e Aline Silva. Já os cubanos tiveram apenas uma vitória com Oscar Marín, fechando o placar em 4 a 1. Pela primeira vez na história do esporte uma competição realizada no país foi transmitida ao vivo por uma emissora de televisão, o canal por assinatura SporTV, e fãs de todo o país puderam acompanhar.

“É uma alegria muito grande para todos nós saber que muitas pessoas puderam nos ver lutar. Também tive a presença de meus familiares e amigos no ginásio e tudo isso foi um incentivo a mais para toda a equipe brasileira. Fiquei muito satisfeita com a minha luta e agora é cumprir o cronograma dos treinadores para chegar no auge da forma física e técnica nos Jogos Pan-americanos”, comentou Aline que fez a última luta do Desafio, vencendo por encostamento Lourdes Cutiño, na categoria até 75kg do estilo livre feminino.

Antes de Aline, Davi Albino venceu por encostamento, golpe que encerra a luta, Osmany Friol na categoria até 98kg do estilo greco-romano. Já Pedro Rocha fez um confronto ponto a ponto contra Oscar Marín em que o cubano venceu por 7 a 5 na categoria até 74kg do estilo livre masculino. Na sequência, Giullia Penalber até 53kg e Joice Silva até 58kg venceram por superioridade técnica (quando um atleta abre 10 pontos de vantagem sobre o adversário), Yanicel Veliz e Han Helen Echevarria, respectivamente.

“Fiquei muito feliz com a minha luta, pois consegui repetir exatamente as estratégias que vinha treinando. A torcida também foi muito importante, quando você ouve o apoio da torcida de dentro do tapete de lutas isso te dá um combustível a mais. Tenho certeza que nos Jogos Olímpicos do Rio não será diferente”, afirmou Joice Silva.

Os cinco atletas brasileiros que lutaram o Desafio Internacional de Wrestling, mais Kamila Barbosa até 48kg,Gilda Oliveira até 69kg (ambas do estilo livre feminino) Hugo Cunha até 125kg e Juan Bittencourt até 97kg (ambos do estilo livre masculino) defendem o país nos Jogos Pan-americanos de Toronto no Canadá de 15 a 18 de julho.

Confira o resultado do Desafio Internacional de Wrestling – Brasil x Cuba

Davi Albino (BRA) x Osmany Friol (CUB) – vitória do brasileiro por encostamento
Pedro Rocha (BRA) 5 x 7 Oscar Marín (CUB) – vitória por pontos

Giullia Penalber (BRA)10 x 0 Yanicel Veliz (CUB) – vitória por superioridade técnica
Joice Silva (BRA)10 x 0 Han Helen Echevarria (CUB) – vitória por superioridade técnica
Aline Silva (BRA) x Lourdes Cutiño – vitória da brasileira por encostamento