Eduardo Gonçalves ao centro com os árbitros do Cerro Pelado.

Em Cuba, árbitro Eduardo Gonçalves pavimenta caminho para Tóquio 2020

Enquanto os lutadores nacionais treinam para seletiva olímpica em março, no Canadá, outro brasileiro caminha a passos largos para estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O árbitro brasileiro Eduardo Paz Gonçalves comandou a arbitragem no tradicional torneio Granma y Cerro Pelado, em Havana, Cuba. Além de definir os árbitros que apitariam os combates, Eduardo foi responsável por definir as operações do quadro de juízes nas categorias sênior e júnior. Uma responsabilidade e tanto a pouco dias dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“Tive a experiência de chefiar a equipe de arbitragem neste evento em 2018 e recebi o convite com muita alegria para comandar os árbitros também em 2020. É uma grande responsabilidade comandar a equipe de arbitragem neste tradicional torneio e fico feliz em ver que a United World Wrestling (UWW) está confiando em nosso trabalho. Sinto que é mais uma etapa para estar entre os árbitros nos Jogos Olímpicos de Tóquio”, afirmou Eduardo.

Em 2016 nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o árbitro foi o primeiro a brasileiro a comandar lutas da modalidade em uma edição da competição mais importante do planeta. Eduardo iniciou na arbitragem em 1999 e participou de todos os principais campeonatos da modalidade antes de chegar aos Jogos Olímpicos do Rio.