Pedro Gama Filho, Eduard Soghomonyan, Roberto Leitão e Angel Torres celebram vaga em Tóquio

Eduard Soghomonyan classifica estilo greco-romano brasileiro para Tóquio 2020

O wrestling brasileiro conquistou a primeira vaga para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 nesta sexta-feira, na Seletiva Pan-americana, disputada em Ottawa, Canadá. Eduardo Soghomonyan classificou o país ao chegar a final da categoria até 130kg. Como ambos finalistas garantem vaga para os Jogos Olímpicos, Eduard já garantiu a participação do Brasil no principal torneio esportivo do mundo. É a segunda vez que o armênio naturalizado brasileiro vai disputar os Jogos Olímpicos. Nos Jogos do Rio de Janeiro, Eduard também representou o Brasil na mesma categoria. Confira como foi o caminho de Eduard até a vaga e o desempenho dos outros brasileiros.

Eduard Soghomonyan vaga de virada até 130kg
Eduard Soghomonyan estreou contra o mexicano Luis Barrios e aproveitou um par terre para emendar um roulé seguido de de outro e vencer por superioridade técnica (9 a 0). Na semifinal, a luta decisiva para vaga em Tóquio, Eduard saiu atrás do venezuelano Moisés Hellburg. O oponente abriu o placar com um ponto, fruto do par terre e ainda conseguiu passar para as costas do brasileiro. Eduard virou o marcador com três ações de dois pontos e quando Hellburg tentava um ataque, o lutador nacional conseguiu o touche, encerrou o combate e garantiu a vaga em Tóquio. O lutador terminou o torneio em segundo lugar, o primeiro ficou com Yasmany Acosta, do Chile.

Joilson Júnior até 67kg
Joilson estreou com vitória sobre venezuelano Anthony Puentes. O brasileiro controlou a luta e esteve sempre à frente do placar e fechou o combate em 5 a 3. Na semifinal, o colombiano Julian Acevedo em uma reedição da final do Pan-americano Júnior 2018, ano do tricampeonato de Joilson. No combate deste sábado, Julian abriu o placar depois de conseguir um roulé depois de um par terre e marcou 3 a 0. No reinício da luta, Julian conseguiu uma queda de 4 pontos, abriu 7 a 0 e ficou a um ponto da vaga olímpica. Joilson tentou levar o combate para o segundo round, mas o adversário conseguiu passar para as costas e assegurar seu lugar em Tóquio. Joilson ainda lutou e conquistou o terceiro lugar ao vencer o equatoriano Cristian Castro por superioridade técnica (9 a 0).

Marat Garipov até 60kg
Garipov iniciou com um triunfo diante do canadense Adam Macfayden por superioridade técnica (9 a 0). Na luta seguinte, o cazaque naturalizado brasileiro enfrentou Ildar Hafizof, dos Estados Unidos e foi batido também por superioridade técnica (9 a 0) e ficou fora da luta por vaga nos Jogos. Garipov terminou em sétimo lugar.

Angelo Moreira até 77kg, Ronisson Brandão até 87kg e Guilherme Evangelista até 97kg 

Angelo e Ronisson não passaram da primeira luta. Já Guilherme Evangelista não passou pelos dois atletas da chave e ficou de fora da fase de semifinal.