
Eduard para na repescagem e Igor não avança no 7º dia do Campeonato Mundial 2023
O wrestling brasileiro voltou aos tapetes da Stark Arena nesta sexta-feira (22/09), em Belgrado, Sérvia, para o sétimo dia do Campeonato Mundial de Wrestling 2023. O dia foi exclusivo do estilo greco-romano e teve a participação do atleta olímpico Eduard Soghomonyan e da revelação Igor Queiroz. Confira como foi a participação de cada brasileiro.
Eduard Soghomonyan não alcança a disputa de medalhas
O brasileiro Eduard Soghomonyan, atleta olímpico nos Jogos Rio 2016 e Tóquio 2020 retornou ao tapete para disputa da repescagem na categoria 130kg contra o ucraniano Mykhailo Vyshnyvetskyi. Eduard abriu o placar com um 3 a 0, fruto da punição por passividade de Mykhailo e de um roulé aplicado em seguida. Ainda no primeiro round, Eduard tentou mais um ataque, mas acabou sofrendo um contragolpe. Mykhailo passou para as costas do brasileiro e emendou um roulé para fazer 4 a 3.
No segundo round, Mykhailo mudou a postura e foi para cima de Eduard. Primeiro, Mykhailo aumentou a vantagem para 5 a 3 ao retirar o brasileiro da área delimitada. Em seguida, o ucraniano voltou a passar para as costas do brasileiro e fez 7 a 3. Na tentativa de evitar um ataque, Eduard agarrou a perna do oponente, ação proibida no estilo greco-romano, onde não é permitido realizar ataques abaixo da linha de cintura. A atitude rendeu dois pontos de punição para Mykhailo que abriu 9 a 3. O brasileiro conseguiu uma projeção e reduziu a desvantagem para 9 a 5. Exausto devido ao esforço, Eduard ainda teve forças para retirar o oponente mais uma vez, dar números finais ao combate, 9 a 6 e se despedir do Campeonato Mundial.
Igor Queiroz não avança na categoria 97kg
O confronto de gerações entre Igor Queiroz, 22 anos, e o uzbeque Russlam Assakalov, 39 anos, aconteceu logo na estreia da categoria 97kg. Assakalov tomou a iniciativa do combate e obteve uma projeção de 4 pontos com 10 segundos de combate. Em seguida, Assakalov conseguiu derrubar o brasileiro mais uma vez, mas dessa vez somou apenas 2 pontos e ainda viu Igor passar para as costas no solo e somar mais um ponto. Igor retirou o adversário da área delimitada e o placar ficou 6 a 2. Na sequência, Igor tentou uma projeção arriscada e sofreu um contragolpe. A arbitragem marcou 4 pontos para o uzbeque, 10 a 2, e que encerraria o combate por superioridade técnica. O treinador brasileiro, Felipe Macedo, lançou o desafio, mas arbitragem não alterou a marcação, concedeu mais um ponto pelo challenge perdido e encerrou o placar em 11 a 2.
Como Assakalov não avançou para final, Igor Queiroz foi impedido de retornar para repescagem.