Eduard não avança e Mijaín Lopez conquista inédito tricampeonato olímpico para Cuba

A Luta Olímpica brasileira estreou nesta segunda-feira nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, na Arena 2 do Parque Olímpico, Barra da Tijuca, Zona Norte do Rio. Eduard Soghomonyan não conseguiu superar o georgiano Yakob Kaiaja e acabou não sendo repescado. Depois de uma posição de par terre, Eduard não conseguiu defender dos rolês de Kayaja e acabou não sendo repescado, já que o georgiano caiu nas quartas-de-finais. O brasileiro não se abateu e já pensa na próxima edição dos Jogos, em Tóquio 2020.

“Minha tática não deu certo hoje, não foi uma boa luta. Vou começar a treinar amanhã mesmo para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Obrigado a toda torcida que me incentivou e torceu por mim dentro e fora da arena” disse Eduard, na Zona Mista.

Sem o brasileiro na disputa, a torcida nas arquibancadas destinaram o carinho para outro atleta, o até então bicampeão olímpico Mijaín Lopez, de Cuba. Como esperado, tanto Mijaín, quanto o turco Riza Kayaalpa avançaram em suas chaves até a aguardada final. Para Riza o sonho da primeira medalha de ouro olímpica, já para Mijaín a busca pelo tricampeonato olímpico, inédito para um cubano e também devolver a derrota no Campeonato Mundial em Las Vegas 2015. Um final épico para Mijaín que provou ser o melhor de sua categoria com 6 a 0 sobre o turco. Além de comemorar bastante no tapete, Mijaín fez questão de agradecer a torcida brasileira.

“Eu prometi que faria isso e cumpri. Treinei muito e toda a preparação feita foi muito boa para atingir esse objetivo. Os brasileiros torceram para mim desde o início e gostei muito desse apoio. Realizamos a parte final de treinamento no Brasil e gostaria de agradecer a todos os brasileiros pelo apoio”, afirmou o tricampeão.

O cubano é o primeiro na vitoriosa história cubana a ganhar três títulos e se iguala ao russo Alexander Karelin, tricampeão olímpico em Seul 1988, Barcelona 1992 e Atlanta 1996. Os bronzes ficaram para Sabah Shariati, do Azerbaijão, e com o russo Sergey Semenov. Na outra categoria disputada nesta segunda-feira até 85kg, o ucraniano Davit Chakvetadze ficou com a medalha de ouro, a prata foi para Zhan Beleniuk e os bronzes com o alemão Denis Kudla e com Javid Hamzatau de Belarus. 

Nesta terça-feira acontece o último dia do estilo greco-romano, em disputa as categorias até 98kg e 66kg. As eliminatórias começam às 10h e as finais às 16h.