Eduard fatura prata e brasileiros fazem boa campanha em Paris

12592433_1001509676577670_7387382838184145149_n

Eduard Soghomonyan conquistou a medalha de prata na categoria até 130kg do estilo greco-romano no último dia do Torneio Internacional de Paris, realizado neste fim de semana na França. Em processo final de naturalização, Eduard, natural da Armênia, venceu três das quatro lutas que disputou no torneio, ficando atrás apenas do chinês Qian Meng. O Brasil fechou o torneio com duas medalhas. No sábado, Joílson Júnior, de apenas 17 anos, já havia conquistado o bronze na categoria até 66kg.

A equipe brasileira teve bom desempenho na competição, ao disputar medalhas ainda na categoria até 125kg do estilo livre, com Antoine Jaoude e na categoria até 59kg do estilo greco-romano com Diego Romanelli, ambos terminaram em quinto.

A equipe brasileira segue para Ucrânia onde realiza treinamentos na capital Kiev e disputa o Torneio Internacional da Ucrânia de 13 a 14 de fevereiro.

Estilo greco-romano
Categoria até 59kg
A equipe brasileira teve dois representantes. Marat Garipov, atleta cazaque que possui o passaporte esportivo para competir pelo país e que ainda busca a naturalização brasileira, não passou pelo americano Rubem Navejas Jr. Rubem fez 4 a 0 sobre Garipov. Já Diego Romanelli, titular da categoria, terminou  em 5º lugar. Diego teve uma estreia difícil contra Qiye Tian, vencida pelo chinês por 5 a 4, mas se recuperou na repescagem ao vencer Rubm Navejas Jr. por 4 a 2. Na disputa pelo bronze, melhor para outro chinês Erbato Tuo, que venceu Diego por superioridade técnica ( 8 a 0).

Categoria até 85kg
Ronisson Brandão ficou em quinto lugar na categoria disputada no sistema todos contra todos.

Categoria até 130kg
Eduard Soghomonyan realizou quatro lutas na categoria e só perdeu na estreia contra o chinês Qiang Meng, medalha de ouro no torneio, por 7 a 0. Na sequência, Eduard passou pelo chinês Yongliang Xu por 4 a 1. Em sua terceira luta, Eduard passou pelo americano Erick Fader por superioridade técnica (8 a 0) e nem precisou entrar no tapete de lutas contra o francês Luc Zanetton, que se machucara na luta anterior e não voltou para tapete.

Estilo livre masculino
Categoria até 125kg
Ainda buscando um melhor ritmo de luta depois de voltar de lesão, Antoine Jaoude disputou a medalha de bronze. Na estreia, Antoine fez 1 a 0 sobre Dmitriis Mihailous, da Letônia. Na semifinal, Antoine enfrentou o venezuelano Luis Urbaneja, que levou a melhor por superioridade técnica ( 10 a 0), mesmo placar da luta pelo bronze contra o mongol Chuluunbat Jargalsaikhan.

Categoria até 86kg
O irmaõ de Antoine, Adrian Jaoude não conseguiu avançar em sua chave. Ele foi derrotado pelo Aliaksandr Hushtyn, de Belarus, por superioridade técnica (10 a 0). Hustyn perdeu logo na luta seguinte, impossibilitando o brasileiro de retornar na repescagem.