Duelo de titãs pela vaga brasileira do estilo greco-romano nos Jogos Olímpicos do Rio
A seletiva que vai definir o último representante brasileiro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro acontece nesta sexta-feira, às 14h, no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Wrestling, Tijuca, Rio de Janeiro. Antoine Jaoude e Eduard Soghomonyan lutam em melhor de três combates para definir o atleta da categoria até 130kg do estilo greco-romano. Os confrontos serão arbitrados pelo colombiano Fernando Rios Prado, árbitro categoria internacional da United World Wrestling. As lutas não serão abertas ao público e apenas imprensa previamente credenciada terá acesso ao local de disputas.
Antoine Jaoude
Filho de mãe brasileira e pai libanês, Antoine nasceu no Rio de Janeiro em 5 de janeiro de 1977. Uma viagem para visitar a família do pai no Líbano acabou virando uma estadia forçada no momento em que a guerra civil eclodiu no país árabe. Em meio ao conflito, Antoine assistia Luta Olímpica com o avô na televisão e desenvolveu o amor pelo esporte. Após a família conseguir deixar o país pela Síria, Antoine resolveu praticar a Luta Olímpica no Brasil e passou a ser treinado por Roberto Leitão, que como atleta competiu os Jogos de Seul 1988 e Barcelona 1992. A partir daí não parou mais e em 2004 representou o Brasil nos Jogos de Atenas, após 12 anos de ausência na modalidade. As principais conquistas do atleta foram a prata no Pan de Santo Domingo e Ouro nos Jogos Sul-americano de Medellín na Colômbia, em 2010. É o atual titular da equipe nacional até 125kg do estilo livre masculino, posição reconquistada ao vencer seletiva no início de 2016, ao superar Hugo Cunha por W.O.
Outras conquistas de Antoine:
Estilo livre masculino: ouro no sul-americano 2012; prata na Copa Brasil Internacional 2015, no Pan-americano 2008 e na qualificatória olímpica para os Jogos do Rio; bronze seletiva olímpica 2012, nos Pan-americanos 2005, 2006 e 2010.
Estilo greco-romano: bronze Copa Brasil 2013, Pan-americano 2010, qualificatória olímpica para Londres 2012.
Eduard Soghomonyan
Eduard Soghomonyan nasceu na Armênia em 19 de fevereiro de 1990 e descobriu a luta ainda criança. Depois de brigar com muitos colegas da vizinhança foi indicado a praticar Luta Olímpica. Com a disciplina do esporte, Eduard passou não demorou a deixar as brigas fora do tapete e integrar a seleção de Luta da Armênia. Em 2010, Eduard ficou em quinto lugar no Mundial Júnior e no ano seguinte recepcionou a delegação brasileira no país em uma competição e resolveu passar férias no país na casa de amigos. A partir daí, surgiu o interesse em se naturalizar e defender o Brasil. Em 2012 se mudou de vez para casa dos amigos brasileiros, em São Paulo, e em 2014, iniciou o processo de naturalização. A partir de 2015, a United World Wrestling passou a reconhecer Eduard como brasileiro e ele passou a poder representar o país nos campeonatos internacionais e disputar o Campeonato Brasileiro. Eduard foi o segundo atleta brasileiro a integrar o ranking mundial que reúne os 20 melhores atletas do mundo. Atualmente ocupa o posto de 17º do mundo na categoria até 130kg do estilo greco-romano.
Conquistas de Eduard
Ouro no Brasileiro 2015, Sul-americano 2015, ouro na Copa Brasil 2015; prata no Grand Prix de Paris 2016, prata no Pan-americano 2016, prata no Troféu de Milão; bronze Torneio Internacional da Ucrânia 2016 e no Torneio Granma y Cerro Pelado 2015