Diego Romanelli é destaque no primeiro dia do Torneio Internacional da Ucrânia

2015.02.28 Campeonato Brasileiro 2015 II-39

Diego Romanelli terminou em quinto no primeiro dia do Torneio Internacional da Ucrânia

A equipe brasileira estreou neste sábado no Torneio Internacional da Ucrânia, em Kiev. Com nove atletas no tapete, o destaque do primeiro dia foi Diego Romanelli da categoria até 59kg do estilo greco-romano. O brasileiro ficou em quinto lugar em sua categoria. Pedro Rocha, do estilo livre masculino até 74kg, também lutou por medalhas e encerrou sua participação também quinto lugar. Confira o desempenho de cada estilo no primeiro dia de competições.

Estilo greco-romano:
Diego Romanelli teve uma estreia difícil contra Donior Ismalov, da Moldávia, que mais tarde seria o dono da medalha de ouro. Ismalov venceu por superioridade técnica (8 a 0). Na primeira luta da repescagem, Diego venceu o ucraniano Sergii Dziuba  por 5 a 0. Dziuba havia vencido (6 a 4) na estreia Marat Garipov, cazaque de nascimento, que busca a naturalização brasileira e representou as cores verde e amarela no torneio. Na disputa pelo bronze, Diego teve outro moldávio pela frente: Victor Ciobanu. Diego se esforçou, mas foi superado pelo medalhista de prata no europeu por superioridade técnica (10 a 0).

O outro brasileiro entre os grequistas, Davi Albino, da categoria até 98kg, não conseguiu passar pelo iraniano Davoud Ginirang, que na sequência foi derrotado pelo georgiano Vasil Imerlishvili, impossibilitando Davi de seguir para repescagem.

Estilo livre feminino
Duas atletas brasileiras entraram em ação neste sábado, Susana Santos, bronze no evento teste realizado em janeiro no Brasil, não avançou na categoria até 48kg. Susana foi superada pela ucraniana Mariya Georgyeva. Já Gilda Oliveira não teve melhor sorte. Logo na estreia, Gilda enfrentou a húngara Vanessa Wilson, que fez 5 a 0 sobre a brasileira e avançou na chave. Vanessa terminou com a medalha de bronze.

Estilo livre masculino
Estilo com o maior número de brasileiros no primeiro dia de competição, quatro no total, o estilo livre masculino fez boas lutas mas não alcançou o pódio. Pedro Rocha, categoria até 74kg, estreou já na fase de quartas de finais, contra o iraniano Peyman Yarahmadi, campeão asiático sênior e favorito ao ouro. Peyman avançou para o título e colocou Pedro direto na disputa pelo bronze contra o ucraniano Giya Chylhladze. Giya venceu faturou o terceiro lugar e deixou Pedro com a quinta colocação.

Na categoria até 57kg, Uziel Júnior também fez a primeira luta contra um adversário que pouco depois se tornaria medalha ouro, o ucraniano Vasyl Shuptar. Shuptar venceu por superioridade técnica (12 a 0) e mandou Uziel para repescagem. O sergipano encarou outro local, Armen Arkelian e acabou superado por 1 a 0, ficando fora da luta pelo bronze.

Paulo Victor Santos até 97kg e Lincoln Mesias até 65kg perderam em suas primeiras lutas contra o ucraniano Sergiy Mokhort e contra o austríaco Maximilian Avssevleitner, respectivamente.