
De olho no Mundial do Brasil, equipe CAIXA de Luta Olímpica disputa Pan-americano Júnior em Cuba
De olho no Mundial do Brasil, equipe CAIXA de Luta Olímpica disputa Pan-americano Júnior em Cuba
Atletas de 18 a 20 anos disputam a partir desta quarta-feira 06/05, principal torneio antes do Campeonato Mundial, que será realizado em agosto no Brasil
Os principais nomes da Luta Olímpica brasileira disputam a partir desta quinta-feira (06/05) o Campeonato Pan-americano Júnior de Luta Olímpica 2015, em Havana, Cuba. A competição reúne os atletas de 18 a 20 anos e será o último torneio no continente antes do Campeonato Mundial, que será disputado em Salvador, Bahia, do dia 11 a 16 agosto. A equipe brasileira terá 15 atletas entre os três estilos da modalidade: livre, greco-romano e luta feminina. A equipe terá como destaques Calebe Corrêa e Raphael Conceição ambos campeões Pan-americanos do estilo greco-romano, e o vice-campeão do estilo livre até 100kg Rafael Crystello Filho, todos na categoria cadete. Os três estreiam na categoria júnior.
“Além da mudança de categoria de cadete (até 17 anos) para júnior (18 anos) temos um outro desafio que é o Campeonato Mundial, que pela primeira vez disputado no Brasil. Nos preparamos com a ajuda dos atletas da equipe sênior (adulta) e tenho certeza que vamos realizar uma grande competição e trazer um bom resultado para o país”, explicou Rafael Crystello Filho, um dos atletas que irá competir tanto no estilo greco-romano, quanto no estilo livre, sexto colocado nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014.
A equipe brasileira será comandada pelo treinador cubano, três vezes medalhista olímpico, Juan Marén, responsável direto pelo treinamentos dos atletas do estilo greco-romano. Já a equipe feminina é representada por quatro atletas sendo três delas do Amazonas, um dos estados que mais evoluíram na Luta Olímpica nacional nos últimos anos. Andria Pimentel e Brenda Palheta participaram do primeiro período de treinamentos na Europa com a seleção adulta e esperam repetir os resultados da equipe sênior.
“Tivemos uma importante experiência nas competições internacionais e esperamos colocar em prática neste Pan-americano. No Mundial do Brasil, além dos adversários das Américas vamos ter atletas de outros lugares do mundo então temos que aproveitar também para, além de buscar medalhas, ver o que precisa ser aprimorado em nosso jeito de lutar”, explicou a amazonense, Brenda Palheta.
Estilo greco-romano:
Lucas Henrique Leocádio até 55kg
Calebe Correa até 60kg
Joílson Júnior até 66kg
Raphael Conceição até 74kg
Estilo livre:
David Moreira até 55kg
Juliano Costa até 60kg
Fabio Costa até 66kg
Lucas Machado até 74kg
Estilo Livre e estilo greco-romano:
Guilherme Evangelista até 84kg
Rafael Crystêllo Filho até 96kg
Douglas Rocha até 120kg
Luta Feminina
Thalia Lopes até 51kg
Andria Pimentel até 55kg
Brenda Palheta até 63kg
Fabiana Alcântara até 67kg
Treinador
Juan Marén