Davi Albino ganha prata no Chile e garante estilo greco-romano nos Jogos Pan-americanos de Toronto
O brasileiro Davi Albino conquistou a medalha de prata na categoria até 98kg,estilo greco-romano, nesta sexta-feira, primeiro dia de disputas do Pan-americano sênior de Luta Olímpica 2015. Além da medalha, Davi garantiu vaga nos Jogos Pan-americanos de Toronto, em julho, no Canadá. Gil Leon também subiu ao pódio ao conseguir o bronze na categoria até 71kg, divisão de peso não olímpica e que ficou de fora dos Jogos canadense, mas com alto nível de dificuldade. Os outros atletas do estilo greco-romano não conseguiram avançar em suas chaves e ficaram fora da disputa por medalhas e pela vaga nos Jogos Pan-americanos.
Na estreia, Davi venceu o argentino Ivan Burtovoy por superioridade técnica (8 a 0) e avançou para a fase de quartas-de-finais. A segunda luta foi contra o americano Caylor Willians e Davi mais uma vez não deixou a luta ser encerrada na contagem final do cronômetro, repetindo a superioridade técnica dessa vez por 9 a 0 e chegando até a semifinal. Nesse momento, o brasileiro precisava vencer para garantir a vaga em Toronto. E foi o que aconteceu. Em um luta apertada contra o hondurenho Kevin Mejia Castillo, campeão dos Jogos Sul-americanos 2014, o placar final apontou 3 a 3. No desempate, Davi avançou por ter aplicado o golpe de maior valor da luta (dois pontos) e foi disputar a final contra o cubano Renier Monteagudo, que acabou levando a melhor e vencendo por encostamento.
Gil Leon foi o outro brasileiro a subir ao pódio. O brasileiro lutou na categoria até 71kg, ausente do cronograma dos Jogos Olímpicos e garantiu a medalha de bronze para o país. A divisão de pesos do paulista foi disputada no sistema todos contra todos. Na primeiras luta, Gil venceu o boliviano Juan Carlos Villaroel por superioridade técnica (10 a 2). Depois foi a vez do brasileiro fazer 3 a 1 em um luta difícil contra o canadense Josh Proctor. No entanto, Gil não conseguiu superar o venezuelano Jose Oliveros, medalha de prata no torneio, e o campeão Pat Smith, dos Estados Unidos, terminando em terceiro.
Nas outras categorias olímpicas. Diego Romanelli até 59kg não avançou na chave principal e nem na repescagem. Kenedy Pedrosa até 66kg, Ângelo Moreira até 75kg, Ronisson Brandão até 85kg não avançaram em suas chaves e não foram repescados. Neste sábado, é a vez da Luta Feminina lutar pelas vagas nos Jogos Pan-americanos, a partir das 10h
Confira os resultados das lutas de todos os brasileiros no Pan-americano sênior 2015.
Categoria até 98kg: Davi Albino – 2º lugar
Categoria até 71kg: Gil Leon – 3º lugar
Categoria até 59kg: Diego Romanelli – 10º lugar
Categoria até 66kg: Kenedy Pedrosa – 10º lugar
Categoria até 75kg: Ângelo Moreira – 14º lugar
Categoria até 85kg: Ronison Brandão – 15º lugar