Curso de formação de treinadores promete ampliar alcance do Wrestling no estado do Piauí

A Federação Piauiense de Wrestling em parceria com a Confederação Brasileira de Wrestling promove nesta semana um Curso de Formação para Treinadores de Wrestling, no ginásio Sarah Menezes, em Teresina, Piauí. O treinador Agnaldo Pereira dos Santos, formado pela Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico do Brasil e treinador convocado para equipe nacional nas categorias de base. A modalidade foi um dos destaques dos Jogos da Juventude e dos Jogos Escolares Brasileiros no Piauí e chamou atenção de treinadores de outras disciplinas de lutas.

“Conseguimos juntar profissionais de Educação Física de várias outros esportes de combate do Piauí. O objetivo é descentralizar a modalidade e trazer novos praticantes e também novos profissionais que buscam a capacitação no Wrestling. O objetivo é ter uma boa iniciação esportiva para gerar bons frutos para as crianças e adolescentes que vão conhecer e praticar a modalidade. Para os treinadores capacitados é importante que sigam nessa busca por conhecimento na modalidade”, explicou Rodrigo Damasceno, presidente da Federação Piauiense de Wrestling.

Para o treinador Agnaldo, o mais importante foi deixar claro o papel do treinador na formação do atleta dentro e fora dos tapetes. Muito antes dos aspectos esportivos e competitivos, é preciso ser um exemplo para seus comandados e também respeitar os processos de cada indivíduo. Antes de buscar golpes e projeções é preciso aprender brincando.

“Procurei passar um pouco da história do Wrestling no mundo e no Brasil. Como muitos trabalham com crianças e vão trabalhar com iniciação é importante você ter cuidado com os alunos desta idade, não colocá-los precocemente em competição, trabalhar a parte lúdica e a importância do treinador na vida de uma criança. Portanto, esse cuidado é muito importante e vai se refletir no futuro. Embora alguns treinadores já tenham sido campeões em outras modalidades de combate, o Wrestling é diferente de tudo”, explicou Agnaldo, responsável por revelar nomes como Pedro Gonçalves, Assíria Silva, Amanda Leal, entre outros no estado do Mato Grosso do Sul.