Cubanos brilham no segundo dia do Pré-olímpico das Américas
O segundo dia do Pré-olímpico das Américas disputado em Frisco, Texas, Estados Unidos, teve como destaque a equipe cubana. Os cubanos garantiram cinco vagas no estilo livre masculino ( até 57kg, até 65kg, até 74kg ,até 86kg e até 97kg) para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. A equipe brasileira não conseguiu repetir o desempenho das mulheres no primeiro dia e não teve atletas classificados.
Os atletas do estilo livre masculino terão outra chance no Pré-olímpico mundial em abril, na cidade de UlaanBaatar na Mongólia. Os três primeiros colocados garantem vaga.
Até 57kg
Nesta categoria o Brasil não teve representantes. As vagas olímpicas ficaram com o cubano Yowlys Bonne Rodriguez e com o norte-americano Anthony Joseph Ramos.
Até 65kg – Lincoln Messias
Lincoln Messias e o dominicano Jefry Ávila fizeram um combate com várias alternâncias no placar, mas nenhum dos atletas conseguiu abrir vantagem. O brasileiro esteve perto de avançar pelo critério de desempate. Quando o placar apontava empate, Lincoln havia obtido duas projeções de quatro pontos. No entanto, Ávila conseguiu mais uma vez passar à frente do placar, fazer 15 a 10 e vencer. As vagas olímpicas ficaram com Franklin Gomez Matos (PUR) e Alejandro Enrique Valdes Tobier (CUB).
Até 74kg – Pedro Rocha
Revelação da Luta Olímpica brasileira, Pedro Rocha enfrentou o chileno Eduardo Meneses. Pedro não conseguiu impor seu estilo de luta e Meneses venceu por superioridade técnica (10 a 0). As vagas olímpicas ficaram com Livan Lopez Azcuy (CUB) e Carlos Arturo Izquierdo (COL).
Até 86kg – Adrian Jaoude
O brasileiro foi superado pelo canadense Tamerlan Tagziev, bronze nos Jogos Pan-americanos de Toronto. Tagziev venceu por superioridade técnica (10 a 0). As vagas olímpicas ficaram com Jaime Yusept Espinal (PUR) e Reineris Salas Perez (CUB)
Até 97kg – Paulo Victor Santos
O sorteio colocou Paulo Victor Santos diretamente na semifinal. O amazonense precisa apenas vencer seu oponente. No entanto, o cubano Javier Cortina Lacerra acabou na mesma chave do brasileiro. Javier venceu por superioridade técnica (11 a 0). Além do cubano, Jose Daniel Diaz Robertti, da Venezuela, ficou com a outra vaga.
Até 125kg – Antoine Jaoude
Representante do Brasil nos Jogos de Atenas, 2004, Antoine Jaoude não conseguiu superar o mexicano Jesse Flores. Antigos rivais na divisão de peso, os dois fizeram um combate aberto, vencido pelo mexicano por 14 a 7. As vagas olímpicas ficaram com Korey Jarvis (CAN) e Tervel Ivaylov Dlagnev(USA).