Copa Brasil Internacional de Wrestling faz Rio de Janeiro voltar a ser a capital mundial do esporte neste sábado
Copa Brasil Internacional de Wrestling faz Rio de Janeiro voltar a ser a capital mundial do esporte neste sábado
Competição acontece neste sábado (26.11), a partir das 9h, no Jequiá Iate Clube, na Ilha do Governador e coloca à prova nova geração do wrestling nacional
Três meses depois dos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro volta a atrair a atenção do cenário mundial do wrestling. A Copa Brasil Internacional de Wrestling 2016 acontece neste sábado (26.09), a partir das 9h, no Jequiá Iate Clube, Ilha do Governador. Em 2015, o torneio foi disputado em Contagem, Minas Gerais e regressa este ano ao Rio de Janeiro. Além dos principais atletas nacionais, lutadores de países como Guatemala, Chile e Argentina são aguardados para esta edição. O torneio conta pontos para o ranking internacional e será disputado nos três estilos olímpicos da modalidade: greco-romano, wrestling feminino e livre.
“A competição já é uma das tradicionais do continente e todo ano o nível técnico é sempre alto. Para os atletas brasileiros é mais uma competição em que podem medir forças com atletas estrangeiros. E para os nossos atletas mais jovens, a chance de adquirir experiência. Temos uma geração promissora para Tóquio 2020 e toda chance de lutar em nível internacional soma na preparação dos atletas” explicou Pedro Gama Filho, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling.
A nova geração conta com atletas como Pedro Rocha categoria até 86kg do estilo livre masculino, bronze no campeonato mundial de Pahvalani Wrestling, uma modalidade similar ao wrestling olímpico e tradicional em países árabes e no leste europeu. No wrestling feminino, atletas como Gracyenne Helena,quinta colocada em sua primeira competição internacional como adulta no tradicional torneio norte-americano Bill Farrell. Já no estilo greco-romano Joílson Júnior e Calebe Correa estão entre as esperanças nacionais.
Dos cinco atletas brasileiros que disputaram os Jogos Olímpicos do Rio, Lais Nunes até 63kg e Aline Silva até 75kg são ausências. Elas representam o Brasil na grande final do Golden Grand Prix em Baku, Azerbaijão, na sexta-feira, dia 25.
Confira a programação da Copa Brasil Internacional de Wrestling 2016
Dia: 27.11.2016
9h às 13h – Eliminatórias estilo greco-romano e wrestling feminino
15h às 16h – Eliminatórias estilo livre
17h às 20h – Finais de todos os estilos
Local: Jequiá Iate Clube, Praia do Zumbi, 28, Ilha do Governador, Rio de Janeiro.
Entrada: gratuita
Foto 1 – Joílson Júnior de azul
Foto 2 – Pedro Rocha de vermelho
* Crédito Renato Sette/ CBW