Confira 10 peguntas e respostas sobre o Wrestling no Programa Bolsa Atleta
O Programa Bolsa Atleta do Governo Federal abriu período de inscrições nesta segunda-feira (31/01/2022). Pela primeira vez na história do Wrestling os atletas vão poder pleitear a Bolsa de duas maneiras. Além do Campeonato Brasileiro da faixa etária, a Confederação Brasileira de Wrestling adotou o sistema de ranking que conta os resultados de todas as competições nacionais pra definir os postulantes à Bolsa. As categorias etárias presentes no programa são Sênior (Principal), Júnior (Intermediária), Cadete (Iniciante) e U-15 (Base). A categoria U-15 pela primeira vez é contemplada na modalidade apenas com os resultados do Campeonato Nacional.
“Colocar o ranking como possibilidade de inscrição aumenta a chance de mais atletas serem contemplados pelo Programa Bolsa Atleta. Outra novidade é a presença da categoria U-15. Quanto mais jovem o atleta começa a competir e ter contato com o esporte, mais benéfico é para a modalidade e para sociedade. Esperamos ter um aumento considerável de lutadores contemplados e cada vez mais praticantes” afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Flavio Cabral Neves.
Confira as principais dúvidas e respostas sobre o Programa Bolsa atleta.
1- O que é o Programa Bolsa Atleta?
O Bolsa-Atleta é um programa do Governo Federal, gerido pelo Ministério da Cidadania, que visa garantir a manutenção pessoal aos atletas de alto rendimento que não têm patrocínio. O programa dá as condições necessárias para que eles se dediquem ao treinamento esportivo e possam participar de competições que permitam o desenvolvimento de suas carreiras. O atleta se inscreve no programa e, se for selecionado pelo Ministério da Cidadania, passa a receber mensalmente, pelo período de um ano, um auxílio financeiro creditado em conta.
2 – Qual é papel da Confederação Brasileira de Wrestling dentro do programa Bolsa Atleta?
A Confederação Brasileira de Wrestling informa os torneios que vão valer para o programa (Campeonatos Brasileiros de Wrestling e Campeonatos Pan-americanos) e o ranking com todos os resultados nacionais para o Ministério da Cidadania. Quando o período de inscrição é aberto, a Confederação Brasileira de Wrestling fornece uma declaração com dados e documentos do atleta que comprovem o vínculo do atleta com a modalidade, o campeonato em que ele adquiriu a posição para pleitear a bolsa e a categoria dentro do programa (nacional ou internacional)
3- Quais atletas podem solicitar a inclusão no Programa Bolsa Atleta?
Podem solicitar o Bolsa Atleta os três primeiros colocados de cada categoria disputada no Campeonato Brasileiro nacional da categoria etária (Sênior, Júnior, Cadete e U-15) e os três primeiros colocados do ranking do Bolsa Atleta que leva em conta apenas os resultados dos torneios nacionais, exceto na divisão U-15, onde o ranking não é válido, e desde que a categoria possua cinco estados no ranking ou no Campeonato Nacional indicado.
3- Quais atletas podem solicitar a inclusão no Programa Bolsa Atleta Internacional?
Atletas que conquistaram medalhas na competição indicada pela CBW (Campeonatos Pan-americanos Sênior, Júnior e Cadete) desde que ela possua cinco países diferentes na categoria. A categoria u-15 não está contemplada na categoria internacional do Programa.
4- Minha colocação já garante que vou entrar no Programa Bolsa Atleta?
Não. O programa Bolsa Atleta possui pré-requisitos, como por exemplo, cada categoria deve ter cinco diferentes estados no Campeonato ou no ranking. Nem sempre o pleito é aceito pelo Programa. Para ver outros pré-requisitos clique aqui e confira a portaria publicada em 2011 que explica a questão dos 5 estados. https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=231555.
5- Fui campeão nacional nas categorias júnior e sênior. Tenho direito a duas bolsas?
Não. O atleta deve optar e pleitear apenas uma das bolsas e não poderá ser contemplado em duas categorias do Programa.
6 – Fui quarto colocado no campeonato nacional e o terceiro colocado não vai solicitar a inclusão no Programa Bolsa Atleta. Posso solicitar a inclusão no Programa?
Não. A Bolsa é pessoal e intransferível. Se por acaso o terceiro colocado não solicitar a inclusão no Programa Bolsa Atleta, o quarto colocado continua sem o direito de pleitear.
7- O valor do Programa Bolsa Atleta deve ser dividido com meu treinador?
Não. A Bolsa é única e exclusivamente do atleta e ele não é obrigado a repassar valores para seu treinador ou equipe multidisciplinar.
8 – Quais dados preciso enviar para Confederação Brasileira de Wrestling para poder solicitar a Declaração da entidade para o Programa Bolsa Atleta? Para qual e-mail devo solicitar?
O solicitante deve enviar para o e-mail [email protected] os seguintes dados:
Nome completo:
RG:
Órgão expedidor:
Data de emissão:
CPF:
Bolsa atleta: (internacional, nacional)
Colocação (campeonato ou ranking do Bolsa Atleta)
Categoria de peso:
Campeonato:
Federação:
9 – A Federação que estou vinculado pode fornecer a Declaração para pleitear a inclusão no Programa Bolsa Atleta?
Não. As declarações necessárias são as da entidade de pratica e a da Confederação nacional do esporte (CBW)
10 – Qual o passo a passo para solicitar o Programa Bolsa Atleta?
O Programa Bolsa Atleta é realizado pela Secretaria Especial do Esporte dentro do Ministério da Cidadania. Confira o passo a passo em https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/bolsa-atleta